Alternativas na produção permitem abate de tilápias de 1kg em 7 meses

Técnicas auxiliam na redução do custo de produção e aceleram o processo de engorda e abate de tilápias; mercado tem valor agregado desta espécie de peixe

tanque de abate de tilápia

Buscando diminuir o custo de produção e acelerar o abate de tilápias, uma empresa localizada nas margens do rio Paraná, em Santa Fé do Sul, resolveu fazer o ciclo completo da produção de tilápias. A estrutura conta com manejo intenso, desde a reprodução das matrizes até o abate e comercialização.

A produção anual é de cerca de seis mil toneladas de peixes. Para alimentar o cardume, é necessário 15 toneladas de ração por dia. Para diminuir os custos de produção, a alternativa foi construir a própria fábrica de ração. Os tratadores distribuem o insumo nos tanques de redes.

Resultado

Dessa forma, a empresa tem conseguido chegar no ponto de abate das tilápias em sete meses. “A tilápia hoje é o Nelore dos peixes. É um animal muito resistente e se adapta a qualquer situação. É muito aceito no mercado por ter um filé nobre e uma carne muito saborosa”, comentou Jadson Anjos, gerente de produção da empresa.

Criatividade

Para garantir um grupo de peixes mais uniforme no processo de engorda, a solução foi adaptar um classificador de limão que separa as tilápias por tamanho, graúdos, médios e miúdos.

Além disso, surgiu outra ideia: ter o próprio frigorífico e aumentar os lucros. De acordo com Natasha Flausino, diretora industrial da empresa, desde o início do inverno o faturamento aumentou, quando comparado ao mesmo período do ano passado. “No frio, as pessoas consomem menos peixe, costumam consumir outra proteína, mas agora [com o isolamento social], esse cenário mudou e aumentou mais o consumo de tilápias”, acrescentou.

Veja abaixo:

Notícias Relacionadas:

Semana será marcada por chuvas no sul de São Paulo

Semana terá chuvas no sul de São Paulo

Previsão aponta tempo seco e nublado no centro e norte do estado

3 lições que o SENAR-SP dá a jovens empreendedores rurais

3 lições que o SENAR-SP dá a jovens empreendedores rurais

Programa oferece conhecimentos sobre educação socioambiental, convivência profissional e negócios

Sindicato rural de Cruzeiro celebra capacitação de produtores para turismo rural

Sindicato rural de Cruzeiro celebra capacitação de produtores para turismo rural

Caravana no município paulista ofereceu dicas sobre marketing no turismo rural e soluções digitais