Alternativas na produção permitem abate de tilápias de 1kg em 7 meses

Técnicas auxiliam na redução do custo de produção e aceleram o processo de engorda e abate de tilápias; mercado tem valor agregado desta espécie de peixe

tanque de abate de tilápia

Buscando diminuir o custo de produção e acelerar o abate de tilápias, uma empresa localizada nas margens do rio Paraná, em Santa Fé do Sul, resolveu fazer o ciclo completo da produção de tilápias. A estrutura conta com manejo intenso, desde a reprodução das matrizes até o abate e comercialização.

A produção anual é de cerca de seis mil toneladas de peixes. Para alimentar o cardume, é necessário 15 toneladas de ração por dia. Para diminuir os custos de produção, a alternativa foi construir a própria fábrica de ração. Os tratadores distribuem o insumo nos tanques de redes.

Resultado

Dessa forma, a empresa tem conseguido chegar no ponto de abate das tilápias em sete meses. “A tilápia hoje é o Nelore dos peixes. É um animal muito resistente e se adapta a qualquer situação. É muito aceito no mercado por ter um filé nobre e uma carne muito saborosa”, comentou Jadson Anjos, gerente de produção da empresa.

Criatividade

Para garantir um grupo de peixes mais uniforme no processo de engorda, a solução foi adaptar um classificador de limão que separa as tilápias por tamanho, graúdos, médios e miúdos.

Além disso, surgiu outra ideia: ter o próprio frigorífico e aumentar os lucros. De acordo com Natasha Flausino, diretora industrial da empresa, desde o início do inverno o faturamento aumentou, quando comparado ao mesmo período do ano passado. “No frio, as pessoas consomem menos peixe, costumam consumir outra proteína, mas agora [com o isolamento social], esse cenário mudou e aumentou mais o consumo de tilápias”, acrescentou.

Veja abaixo:

Notícias Relacionadas:

SENAR-SP oferece curso de florestamento para proteção de APP

SENAR-SP oferece curso de florestamento para proteção de APP

Curso destaca importância ecológica, socioeconômica e legal da proteção das APPs, além dos benefícios à produção agrícola

FAESP comenta alta nos custos da produção de leite

Coordenador da Comissão de Bovinocultura de Leite da entidade, Wander Bastos deu entrevista exclusiva ao Mercado & Companhia

São Paulo deve receber 50 milímetros de chuva no próximo fim de semana

Chuvas voltam a SP a partir do meio da semana

Frente fria trará precipitações pelo oeste e sul do estado de São Paulo