Peste suína: javalis em SP colocam suinocultura em risco, diz secretaria

Segundo estudo da entidade, a população desses animais no estado pode chegar a 1,3 milhão em três anos

javali

A reprodução desenfreada de javalis, no interior de São Paulo, pode colocar em risco a suinocultura do Brasil inteiro, indica trabalho da Secretaria de Agricultura do estado.

As fêmeas podem ter, em média, oito crias por ano, o que pode elevar a população desses animais — estimada entre 200 e 400 mil — para 1,3 milhão em três anos. “É uma taxa de reprodução muito alta. Se os índices de mortalidade e abate por pressão de caça, for apenas 10%, isso representa duplicação a cada ano”, afirma o assessor técnico da secretaria João Pimentel.

Além dos ataques às lavouras, a presença desses javalis coloca em risco a produção de suínos de todo o Brasil. “Se a peste suína clássica, registrada no Nordeste, ou a africana, que atinge a Ásia, entrarem no país, a indústria de suínos sofrerá um impacto enorme”, afirma.

Um grupo de trabalho vai apresentar um plano de monitoramento e controle no estado de São Paulo, que traz como um dos instrumentos um sistema de armadilha desenvolvido pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq).

 

Notícias Relacionadas:

SENAR-SP oferece curso de florestamento para proteção de APP

SENAR-SP oferece curso de florestamento para proteção de APP

Curso destaca importância ecológica, socioeconômica e legal da proteção das APPs, além dos benefícios à produção agrícola

FAESP comenta alta nos custos da produção de leite

Coordenador da Comissão de Bovinocultura de Leite da entidade, Wander Bastos deu entrevista exclusiva ao Mercado & Companhia

São Paulo deve receber 50 milímetros de chuva no próximo fim de semana

Chuvas voltam a SP a partir do meio da semana

Frente fria trará precipitações pelo oeste e sul do estado de São Paulo