Pecuarista triplica produção de leite com curso do Senar

A equipe da Família Nação Agro foi conferir de perto o impacto da capacitação na lida dos produtores paulistas

vaca e boi pecuária
vaca de pecuarista que triplicou produçãp

Foto: Canal Rural

O produtor de leite Onofre Oliveira, de Mogi das Cruzes (SP), triplicou a produção de leite após fazer um curso do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). “Eu carregava um balde de leite. Agora, são três”, conta o pecuarista, animado. Ele diz que a quantidade de queijo fabricado aumentou tanto que a família não dá conta de consumir tudo. “Estou vendendo também”, afirma.

Oliveira é um dos produtores de leite que estão conseguindo driblar os desafios da produção com ajuda dos cursos oferecidos pelo Senar de São Paulo. Mas, segundo o coordenador do Senar Alexandre Gomes, no começo os pecuaristas ficam receosos. “Eles perguntam: ‘será que funciona? Vão querer algo em troca? Vou ter que mudar a forma de manejo?’ Existe muita desconfiança”, diz. Mas, ele garante, isso acaba quando as vacas começam a dar saltos de produtividade.

Antes do curso de pecuária leiteira, Fernando Tomtski precisava buscar capim fora da propriedade para alimentar suas vacas. “Hoje, a gente produz esse alimento dentro da propriedade, o que faz dela sustentável”, conta.

Na fazenda de Tomtski, o pasto foi organizado em 32 piquetes. “A gente tem uma rotação, cada dia entra em um. Depois de fechar, fazemos a adubação nitrogenada”, explica o pecuarista.

A caravana Família Nação Agro é uma parceria entre Canal Rural e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de São Paulo (Senar-SP).

Notícias Relacionadas:

Pousada ao pôr-do-sol com árvores é opção para turismo rural

Inovação ajuda na retomada de turismo rural em São Paulo

Demanda por turismo rural deve aumentar com a flexibilização das atividades no estado

Preço da batata sobe

Falta de chuva faz preço da batata subir 76% em outubro

Cepea/Esalq prevê manutenção da valorização dos preços nos próximos meses devido ao “adiantamento da colheita” e baixo volume de chuva

Família Nação Agro explora mercado de cogumelos, apicultura e turismo rural

Durante a semana, projeto do SENAR-SP visitou os municípios de Sorocaba e Ubatuba