SENAR-SP indica 3 boas práticas na alimentação de bovinos de leite

A nutrição tem impacto direto na qualidade do leite e na produtividade de sua propriedade rural

SENAR-SP indica 3 boas práticas na alimentação de bovinos de leite

A alimentação é um dos aspectos mais importantes na produção de bovinos de leite, pois tem influência direta na produtividade dos animais. Porém, a alimentação pode chegar a 70% dos custos variáveis da cadeia produtiva. Especialmente ao pequeno produtor, um custo desta proporção não permite erros no manejo, uma vez que isso pode resultar em grandes perdas para a propriedade e risco para sua continuidade na atividade.

Por isso, para assegurar uma alta produção do gado de leite e eficiência máxima dos recursos, você precisa seguir boas práticas de nutrição. Abaixo, listamos algumas delas:

Manejo das pastagens

Procure a espécie de forrageira mais adaptada para sua região e faça o manejo das pastagens. O pastejo rotacionado traz qualidade ao pasto e limita o acesso do gado a determinados locais. Assim, você viabiliza o desenvolvimento do pasto quando necessário em áreas específicas.

Suplementação

Fornecer concentrado garante que as exigências nutricionais dos animais sejam atendidas. Para isso, procure orientação de profissionais especializados em nutrição animal para criar uma fórmula certeira de alimentação.

Hidratação de qualidade

Deixe sempre à disposição água limpa, fresca em abundância ao seu rebanho. A água ajuda no sistema digestório do gado e em outras de suas funções vitais. Outro detalhe é que o leite é composto em sua maior parte por água. Uma vaca pode precisar de 4 litros de água para produzir 1 litro de leite.

Para mais dicas de alimentação de bovinos de leite, clique aqui para baixar a cartilha do SENAR-SP (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural).

Notícias Relacionadas:

Semana será marcada por chuvas no sul de São Paulo

Semana terá chuvas no sul de São Paulo

Previsão aponta tempo seco e nublado no centro e norte do estado

3 lições que o SENAR-SP dá a jovens empreendedores rurais

3 lições que o SENAR-SP dá a jovens empreendedores rurais

Programa oferece conhecimentos sobre educação socioambiental, convivência profissional e negócios

Sindicato rural de Cruzeiro celebra capacitação de produtores para turismo rural

Sindicato rural de Cruzeiro celebra capacitação de produtores para turismo rural

Caravana no município paulista ofereceu dicas sobre marketing no turismo rural e soluções digitais