SENAR-SP: curso de inseminação artificial de bovinos ajuda melhorar qualidade do leite

A técnica de inseminação artificial é alternativa de baixo custo de investimento

SENAR-SP: curso de inseminação artificial de bovinos ajuda melhorar qualidade do leite

Atendendo ao objetivo de elevar o nível técnico, social e econômico do produtor e trabalhador rural, melhorando sua qualidade de vida, o curso de Inseminação Artificial em Bovinos, do SENAR-SP (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de São Paulo) promove o aprendizado simples e direto das práticas da inseminação artificial em gado de leite e corte.

Esse processo passa por constante evolução e traz vantagens econômicas para a cadeia produtiva dos bovinos, possuindo grande potencial para a utilização nos rebanhos.

Alternativa para os produtores

Em Nuporanga (SP), 15 alunos participaram do curso realizado em parceria com o sindicato rural do município, na última semana de março. Com aulas teóricas e práticas, ministradas no sindicato e no CT Ferradura (propriedade parceira nas ações), os produtores puderam vivenciar e praticar, de forma técnica, o trato com animal e realizar seu manejo, aprimorando-o dia após dia.

“Essa capacitação é resultado de uma crescente demanda na área de Formação Profissional na linha da pecuária no município, onde os participantes sempre estão em busca de informações e novas técnicas”, destaca Tiago Stabile, coordenador do SENAR-SP em Nuporanga. “O curso se destaca por atender a integração entre homem e manejo animal no dia da lida rural. Por isso, saber como controlar e executar os manejos de forma correta e eficaz são medidas fundamentais para o sucesso profissional e excelentes resultados na pecuária de maneira geral”.

Diante do preço do arroba do boi, que bate recordes no mercado, a inseminação artificial se faz opção para quem deseja melhorar a qualidade do rebanho. A técnica se mostra viável até aos pequenos produtores por conta do baixo custo de investimento e, além disso, o melhoramento genético traz benefícios como o aumento da produção de carne e leite, sem precisar investir em uma alta quantia com reprodutores.

“O conhecimento técnico, quando bem aplicado na prática, é a chave do sucesso profissional em todos os setores. O nosso principal objetivo é capacitar cada vez mais nossos alunos”, explica Stabile. “A meu ver, o aprendizado é importante para a construção de um futuro de sucesso, e os participantes que conhecem nosso trabalho em parceria com o SENAR-SP tendem a querer realizar outros cursos e buscar conhecer novos títulos. Os conhecimentos aqui adquiridos serão com certeza serão muito utilizados na vida dos participantes”, finaliza.

Para o coordenador, a realização de treinamentos do SENAR-SP pode ser a motivação para o produtor e trabalhador rural estar constantemente se capacitando e buscando atualização.

Para saber sobre a disponibilidade do curso, consulte o sindicato rural de sua região.

Notícias Relacionadas:

3 lições que o SENAR-SP dá a jovens empreendedores rurais

3 lições que o SENAR-SP dá a jovens empreendedores rurais

Programa oferece conhecimentos sobre educação socioambiental, convivência profissional e negócios

Sindicato rural de Cruzeiro celebra capacitação de produtores para turismo rural

Sindicato rural de Cruzeiro celebra capacitação de produtores para turismo rural

Caravana no município paulista ofereceu dicas sobre marketing no turismo rural e soluções digitais

Turismo rural: caravana ensina a alcançar visitantes com marketing da propriedade

Segundo consultor do Sebrae-SP, 76% dos turistas consideram importante soluções digitais no turismo rural