Organização Comunitária: União e Fortalecimento dos produtores rurais

Diante do cenário de combate ao Coronavírus a organização comunitária é mais assertiva, pois é considerado um modelo que exige atitude e criatividade para trabalho em grupo.

Agricultor Familiar

Por Tobias Ferraz

O município de Caconde, na divisa do estado de São Paulo com o Sul de Minas Gerais, encravado na Serra da Mantiqueira, é um grande produtor de café de altitude, ou café de montanha como também se diz. O município tem cerca de 3 mil produtores e metade produz café.

Caconde foi o cenário para um projeto piloto do Senar-SP, o Programa de Organização Comunitária, onde os instrutores do Senar trabalham as qualidades dos membro do grupo de alunos e assim reforça o sentido de união.  Neste momento de mudanças por causa das medidas de contenção do novo coronavírus, que exige atitude e criatividade, o trabalho em grupo facilita a comercialização da produção e a compra de insumos.

O presidente do Sindicato Rural de Caconde, Ademar Pereira, participou do programa piloto e conta, com justificado orgulho, os resultados obtidos – “O Programa de Organização Comunitária reforçou nossos vínculos. Hoje somos um grupo de 24 produtores de café, criamos uma associação e depois uma cooperativa, participamos de feiras de grande porte em parceria com o Senar, com o Sebrae e Apex Brasil, onde levamos nossos produtos e ampliamos nossos negócios. Hoje, várias cafeterias de grande porte vêm buscar o café do nosso grupo.

 

Notícias Relacionadas:

Setor de carnes realiza carreata contra aumento de ICMS em São Paulo

Setor de carnes realiza carreata contra aumento de ICMS em São Paulo

Ato contra medida do governo paulista contou com cerca de 1200 caminhões e 1500 pessoas envolvidas, segundo os organizadores

Estufa garante produção de hortaliças em períodos de chuvas

Estufa garante produção de hortaliças em períodos de chuvas

Apesar do alto custo, sistema protegido permite controle de temperatura e umidade e diminui risco de doenças

Grupo Interministerial irá elaborar Plano Nacional de Fertilizantes

Grupo Interministerial irá elaborar Plano Nacional de Fertilizantes

O plano tem o objetivo de aumentar a produção e oferta de fertilizantes nacionais, além de reduzir a dependência dos produtos importados