Novembro é época para consumo de vegetais; veja como fazer fritada de almeirão

Neste mês, a dica é o consumo de alface, almeirão, rúcula e outros vegetais com alto teor de vitaminas e sabor

Receita de fritada de almeirão

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo informa, mensalmente, os principais alimentos que podem ser encontrados com maior facilidade. Estar em safra, o valor nutricional, maior disponibilidade para comercialização e preço acessível são os principais quesitos avaliados.

Em novembro, a dica é o consumo de alface, almeirão, rúcula e outros vegetais com alto teor de vitaminas e sabor. Abaixo, você pode saber mais sobre eles, com informações elaboradas pela equipe de nutricionistas da Codeagro (Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios):

Alface
É cultivada no mundo inteiro e apresenta diversas variedades de folhas, cores, formas e texturas. É uma das verduras mais consumidas devido à suavidade no sabor. Entre as variedades mais comuns, encontram-se a alface crespa e a alface americana. Dentre os nutrientes mais abundantes neste vegetal, encontram-se o potássio, cálcio, fósforo e vitaminas do complexo B.

Almeirão
Conhecido em alguns locais como chicória amarga, é uma hortaliça de sabor amargo, que fornece nutrientes como: vitaminas A, C e do complexo B, que atuam, respectivamente, na saúde da visão e pele, ajuda no fortalecimento do sistema imunológico e mantém a saúde do sistema nervoso. Além de ser boa fonte de fósforo, mineral importante para os ossos e dentes e o ferro, que auxilia na prevenção de anemia ferropriva.

Rúcula
Vegetal que é rico em potássio, um mineral que aumenta a elasticidade da parede das artérias, contribuindo para a saúde do coração, e fósforo que trabalha lado a lado com o cálcio ajudando a manter a integridade óssea. Possui baixa quantidade de calorias e contém fibras, que auxilia no bom funcionamento intestinal.

Abobrinha
A abobrinha possui em sua composição muita água e grande quantidade de fibras, vitaminas do complexo B e magnésio. Auxilia no sistema digestivo e no sistema imunológico. Pode ser consumida de diversas formas, entre elas, substituindo massa em algumas preparações, além de ser pouco calórica.

Pepino
Rico em nutrientes, como vitaminas A, B1, B2, C, potássio, magnésio e silício. É composto por grande parte de água, sendo um poderoso diurético natural e digestivo devido às suas fibras. Auxilia no combate a problemas de pele, assim como do diabetes.

Tomate
Alimento muito consumido no Brasil, o tomate possui vários benefícios nutricionais. Além de vitaminas A e C, o tomate contém licopeno, pigmento responsável pela coloração vermelho-alaranjada de frutas e hortaliças.  Estudos mostram sua contribuição na redução de ocorrência de câncer e seu efeito protetor contra radicais livres, sendo um importante antioxidante.

RECEITAS

Fritada de Almeirão

Ingredientes

1 maço de almeirão (415g)

5 ramos de tomilho fresco (10g)

1 mandioquinha média (275g)

1 cebola média (150g)

1 dente de alho médio (4g)

2 colheres (sopa) de azeite (30mL)

6 ovos médios (390g)

1 colher (chá) de sal (6g)

Modo de Preparo                                                                                                        

Lave o almeirão, corte bem fino e cozinhe-o em água fervente. Escorra, apertando bem para sair toda a água e reserve. Lave e desgalhe o tomilho e reserve. Lave, descasque e corte a mandioquinha em pequenos cubos e cozinhe-a por 20 minutos ou até que fique macia. Descasque, lave e pique a cebola e o alho. Em uma frigideira grande aqueça 1 colher (sopa) de azeite e doure a cebola e o alho. Adicione o almeirão e refogue por alguns minutos.  Bata os ovos com o sal e o tomilho e adicione o almeirão refogado. Aqueça uma frigideira, coloque o azeite restante e espalhe uniformemente a mistura de ovos. Quando estiver dourado na parte de baixo, vire e frite do outro lado. Sirva bem quente.

Rendimento: 8 porções

Peso da porção: 80g

Valor Calórico da Porção: 135 Kcal

Tempo de preparo: 30min

Via Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo

Notícias Relacionadas:

Confira 4 passos para fazer compostagem na sua propriedade

Confira 4 passos para fazer compostagem na sua propriedade

Reaproveitando lixo orgânico de casa, você pode gerar material rico em nutrientes para o solo

SENAR-SP: curso de artesanato com folhas gera oportunidades a produtores

SENAR-SP: curso de artesanato com folhas gera oportunidades a produtores

Além de trazer uma nova fonte de renda para o meio rural, programa de ensino proporciona o resgate cultural às regiões

SENAR-SP explica o que fazer para obter mais vacas em lactação

SENAR-SP explica o que fazer para obter mais vacas em lactação

Número de animais em condições para produção de leite determina rendimento da propriedade