Monitor do Seguro Rural: o que é e como participar

Encontros do projeto ajudam a informar produtor sobre condições do seguro rural na prática

mão-segurando-saco-com-dinheiro-para-crédito

Resultado de um conjunto de ações permanentes, o Monitor do Seguro Rural é um projeto que tem como objetivo avaliar serviços ofertados pelas seguradoras e propor melhorias. Além disso, serve disseminar informação sobre o seguro rural, uma vez que o MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) explica como funciona o Programa de Seguro Rural e as companhias seguradoras demonstram as características dos seguros por atividade e cultura.

Quem pode participar?

O trabalho é coordenado pelo Departamento de Gestão de Riscos do MAPA e tem o apoio das entidades representativas dos produtores rurais e de suas cooperativas, revendas de insumos, companhias seguradoras, empresas resseguradoras, corretores, peritos e instituições financeiras.

Os produtores rurais e os profissionais ligados ao mercado de crédito e seguro rural também devem participar das videoconferências. Não é necessário que o produtor tenha conhecimento sobre o seguro para participar. Caso o produtor não conheça como funciona o seguro rural, as reuniões serão uma oportunidade de aprender como é a operação desse redutor de riscos.

A dinâmica dos encontros do Monitor

No começo da reunião é feita uma apresentação de 15min do Mapa do Programa de Subvenção ao PSR (Prêmio do Seguro Rural), sua evolução, dados referentes a atividade e apresentação das ferramentas disponíveis para a gestão de risco.

Em seguida, a FenSeg (Federação Nacional de Seguros Gerais) e as seguradoras habilitadas no PSR exibem, em até 20min, o funcionamento dos produtos de seguro rural, compreendendo atividades, coberturas, riscos cobertos e não cobertos, dados de contratação e de sinistralidade, metodologia de verificação de perdas, além de demonstrar simulações na prática do uso do seguro na contratação, mostrando as condições gerais e o prêmio (taxa) do seguro e cálculos de indenização.

Na terceira parte do encontro, que dura entre 1h 2 1h30min, é aberta a palavra aos participantes. Produtores, representantes de entidades e profissionais do mercado tiram dúvidas e pedem esclarecimentos sobre o funcionamento dos seguros rurais apresentados.

Ao final é feito os encaminhamentos, nesse momento também é colocado um prazo para que os representantes de entidades formalizem num documento propostas de aperfeiçoamentos para o seguro rural, que é direcionado para as companhias seguradoras.

Como enviar sugestões de aperfeiçoamento ao seguro rural?

As propostas de melhorias em produtos e serviços de seguro rural também podem ser enviadas para o e-mail: seguro@agricultura.gov.br

Como fico sabendo das reuniões?

As reuniões são realizadas em ambiente de videoconferência da plataforma TEAMS de fácil acesso por computador, notebook ou smartphone. O MAPA divulga o calendário de reuniões e o link pode ser acessado pelos interessados através de solicitação no e-mail: seguro@agricultura.gov.br

O próximo encontro acontecerá em 17/09, às 15h, e irá abordar as culturas de abacate, figo, caju, goiaba, graviola, lima, limão, manga, melão, morango, uva e maçã no seguro rural.

Notícias Relacionadas:

SENAR-SP oferece curso de florestamento para proteção de APP

SENAR-SP oferece curso de florestamento para proteção de APP

Curso destaca importância ecológica, socioeconômica e legal da proteção das APPs, além dos benefícios à produção agrícola

FAESP comenta alta nos custos da produção de leite

Coordenador da Comissão de Bovinocultura de Leite da entidade, Wander Bastos deu entrevista exclusiva ao Mercado & Companhia

São Paulo deve receber 50 milímetros de chuva no próximo fim de semana

Chuvas voltam a SP a partir do meio da semana

Frente fria trará precipitações pelo oeste e sul do estado de São Paulo