Mídias sociais aproximam cafeicultor de consumidor, aponta Sebrae

Gerente do Sebrae, Marcos Kremer falou sobre mudanças no mercado do café e como produtores trabalham no fortalecimento da cadeia

Grãos de café espalhados em mesa com xícara branca cheia de grãos

Seja por conta das instabilidades do clima, do cenário econômico ou pela transformação do perfil do consumidor, o mercado do café vem passando por mudanças. É o que garante o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).

Em entrevista à equipe do Canal Rural, o gerente do Sebrae de Boa Vista, Marcos Kremer, apontou que a parceria entre cafeicultores faz a diferença para o setor.

“Você tem que ter produtores, sindicatos, associações, outras entidades, unidas em prol do objetivo, que no caso, é a melhoria do café”, disse o especialista, que participou do Dia de Campo Seguro em Caconde (SP).

Kremer ainda indicou a internet como ferramenta capaz de gerar oportunidades e contribuir para o fortalecimento da cadeia do café. “A mudança é constante, como em qualquer outro produto, e não tem volta. Hoje você tem que pensar em mídias digitais, não só no mercado tradicional”, afirmou.

De acordo com Kremer, a organização tem importância para o sucesso de propriedades rurais focadas em café. “Se o produtor se capacitar, se tiver uma boa gestão e uma boa tecnologia, ele consegue atingir o consumidor final”, falou. Dessa forma, o cafeicultor consegue evitar intermediários e, assim, aumentar seu lucro.

Por fim, veja a matéria completa do Rural Notícias:

O projeto Família Nação Agro é uma iniciativa do Sistema FAESP/SENAR-SP, cujo objetivo é capacitar, promover e incentivar o produtor rural do estado de São Paulo.

Notícias Relacionadas:

Confira 7 dicas para produzir silagem de milho com qualidade

Confira 7 dicas para produzir silagem de milho com qualidade

A silagem é um tipo de alimento comum nas fazendas leiteiras

Processamento de alimentos pode aumentar consumo e agregar valor ao produto

Processamento de alimentos pode aumentar consumo e agregar valor ao produto

Cooperativa da região de Araras (SP) mostra detalhes para o sucesso no processamento de alimentos

Confira 4 passos para fazer compostagem na sua propriedade

Confira 4 passos para fazer compostagem na sua propriedade

Reaproveitando lixo orgânico de casa, você pode gerar material rico em nutrientes para o solo