Mídias sociais aproximam cafeicultor de consumidor, aponta Sebrae

Gerente do Sebrae, Marcos Kremer falou sobre mudanças no mercado do café e como produtores trabalham no fortalecimento da cadeia

Grãos de café espalhados em mesa com xícara branca cheia de grãos

Seja por conta das instabilidades do clima, do cenário econômico ou pela transformação do perfil do consumidor, o mercado do café vem passando por mudanças. É o que garante o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).

Em entrevista à equipe do Canal Rural, o gerente do Sebrae de Boa Vista, Marcos Kremer, apontou que a parceria entre cafeicultores faz a diferença para o setor.

“Você tem que ter produtores, sindicatos, associações, outras entidades, unidas em prol do objetivo, que no caso, é a melhoria do café”, disse o especialista, que participou do Dia de Campo Seguro em Caconde (SP).

Kremer ainda indicou a internet como ferramenta capaz de gerar oportunidades e contribuir para o fortalecimento da cadeia do café. “A mudança é constante, como em qualquer outro produto, e não tem volta. Hoje você tem que pensar em mídias digitais, não só no mercado tradicional”, afirmou.

De acordo com Kremer, a organização tem importância para o sucesso de propriedades rurais focadas em café. “Se o produtor se capacitar, se tiver uma boa gestão e uma boa tecnologia, ele consegue atingir o consumidor final”, falou. Dessa forma, o cafeicultor consegue evitar intermediários e, assim, aumentar seu lucro.

Por fim, veja a matéria completa do Rural Notícias:

O projeto Família Nação Agro é uma iniciativa do Sistema FAESP/SENAR-SP, cujo objetivo é capacitar, promover e incentivar o produtor rural do estado de São Paulo.

Notícias Relacionadas:

SENAR-SP oferece curso de florestamento para proteção de APP

SENAR-SP oferece curso de florestamento para proteção de APP

Curso destaca importância ecológica, socioeconômica e legal da proteção das APPs, além dos benefícios à produção agrícola

FAESP comenta alta nos custos da produção de leite

Coordenador da Comissão de Bovinocultura de Leite da entidade, Wander Bastos deu entrevista exclusiva ao Mercado & Companhia

São Paulo deve receber 50 milímetros de chuva no próximo fim de semana

Chuvas voltam a SP a partir do meio da semana

Frente fria trará precipitações pelo oeste e sul do estado de São Paulo