Mercado de alimentos à base de vegetais é tema de workshop do Mapa

Ministério busca levantar informações junto ao setor para fundamentar uma futura normatização específica ao tema

Mercado de alimentos à base de vegetais é tema de workshop do Mapa

Nesta terça-feira, 8, o Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) irá realizar um workshop para discutir sobre mercado, conceitos, pesquisas em desenvolvimento e marco regulatório do segmento de produtos plant-based (à base de vegetais) no Brasil. O evento será online e transmitido pelo canal da Embrapa no Youtube (acesse aqui), a partir das 14h.

Promovido graças a uma parceria do Mapa com a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), o ciclo de debates contará com as participações da Abia (Associação Brasileira da Indústria de Alimentos), da Abir (Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas não Alcoólicas), do Diagro (Departamento de Apoio à Inovação para Agropecuária), do GFI (The Good Food Institute) e do Ital (Instituto de Tecnologia de Alimentos).

A demanda por alimentos à base de vegetais tem crescido e, conforme o GFI, estima-se que o mercado global do segmento atinja entre US$ 100 bilhões e US$ 370 bilhões até 2035. Neste ano, a categoria cresceu no mercado brasileiro com a entrada dos “análogos”, alimentos plant-based que buscam mimetizar a experiência propiciada pelos produtos de origem animal em aparência, sabor, textura e aroma. Em geral, esses alimentos são produzidos a partir de proteínas vegetais texturizadas, vindas de grãos como soja, ervilha, grão-de-bico ou feijão.

Para uma futura normatização específica ao tema, o Mapa tem buscado levantar informações junto ao setor de alimentos à base de vegetais que possam embasar a análise de impacto regulatório.

Notícias Relacionadas:

SENAR-SP oferece curso de florestamento para proteção de APP

SENAR-SP oferece curso de florestamento para proteção de APP

Curso destaca importância ecológica, socioeconômica e legal da proteção das APPs, além dos benefícios à produção agrícola

FAESP comenta alta nos custos da produção de leite

Coordenador da Comissão de Bovinocultura de Leite da entidade, Wander Bastos deu entrevista exclusiva ao Mercado & Companhia

São Paulo deve receber 50 milímetros de chuva no próximo fim de semana

Chuvas voltam a SP a partir do meio da semana

Frente fria trará precipitações pelo oeste e sul do estado de São Paulo