La Niña demanda atenção dos produtores de frutíferas de clima temperado

Boletim da Seapdr traz prognóstico climático a recomendações fitotécnicas para vinhedos e pomares até dezembro

la-nina-rio-grande-do-sul

A primavera 2020 será marcada pela ocorrência do fenômeno La Niña, que requer atenção dos produtores em função das chuvas abaixo da média. O alerta foi divulgado na edição de outubro do Boletim Agrometeorológico da Serra Gaúcha, Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) e Embrapa Uva e Vinhoque, que traz um prognóstico climático a recomendações fitotécnicas para vinhedos e pomares até dezembro.

Apesar dos valores de chuva mais próximos da média em dezembro, estão previstas temperaturas do ar elevadas, as quais aumentam a evapotranspiração das plantas. Com a primavera mais seca, atenção aos ataques dos ácaros e da mosca-das-frutas. Na videira, há previsão de uma redução de ocorrência de míldio, antracnose e escoriose, mas aumento do oídio nas cultivares europeias e híbridas.

Em função das chuvas abaixo da média, é importante manter a cobertura vegetal ou cobertura morta para garantir a conservação do solo e promover maior armazenamento de água no solo.

Clique aqui e confira a edição completa do mês de outubro.

Notícias Relacionadas:

SENAR-SP oferece curso de florestamento para proteção de APP

SENAR-SP oferece curso de florestamento para proteção de APP

Curso destaca importância ecológica, socioeconômica e legal da proteção das APPs, além dos benefícios à produção agrícola

FAESP comenta alta nos custos da produção de leite

Coordenador da Comissão de Bovinocultura de Leite da entidade, Wander Bastos deu entrevista exclusiva ao Mercado & Companhia

São Paulo deve receber 50 milímetros de chuva no próximo fim de semana

Chuvas voltam a SP a partir do meio da semana

Frente fria trará precipitações pelo oeste e sul do estado de São Paulo