Empretec Rural: FAESP apoia seminário para formação de empreendedores do campo

Produtores rurais da região de Avaré foram selecionados para programa promovido pelo Sebrae-SP

Empretec Rural: FAESP participa de seminário para formação de empreendedores do campo

Importante instrumento de apoio disponível para os empresários do agronegócio, o Empretec Rural é um programa voltado especificamente para a formação de empreendedores do campo, que está sendo realizado pela primeira vez no estado de São Paulo. O evento acontece até o dia 13 de novembro no município de Avaré, com participação de 30 empresários e profissionais do agronegócio do município e de outras cidades atendidas pelo escritório regional do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) em Botucatu.

O Empretec é uma metodologia da ONU (Organização das Nações Unidas) com o objetivo de desenvolver características de comportamento empreendedor para ampliar a produtividade e aprimorar a gestão dos negócios. É promovido em cerca de 40 países e, no Brasil, a implementação do programa é exclusiva do Sebrae que, mais recentemente, elaborou a versão voltada para as especificidades e necessidades do empresário rural.

“Desenvolver as competências já existentes e destacar novas habilidades é fundamental para o empreendedor rural ampliar a visão sobre sua atividade, buscando inovação nos processos a fim de expandir os horizontes em busca de melhores resultados”, explica Tirso Meirelles, presidente do conselho deliberativo do Sebrae-SP e vice-presidente da FAESP (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo).

Os participantes são estimulados a uma autocrítica de suas características empreendedoras com foco no agronegócio. São oferecidas atividades teóricas e práticas para que eles identifiquem aspectos potenciais de gestão de seus empreendimentos. “Aproveitar o que eles têm de pontos fortes e também assimilar quais podem ser melhorados, a fim de trabalhar mais nessas características do comportamento empreendedor”, destaca o gerente regional do Sebrae de Botucatu, Eduardo Nascimento Jesus.

Jesus explica como é feita a escolha dos participantes do Empretec Rural: “A seleção é feita por meio de palestras de sensibilização, tanto on-line quanto presenciais e, entre os participantes desses eventos, são escolhidos os que têm maior potencial de desenvolvimento”.

O Seminário irá abordar as seguintes características de comportamento do empreendedor:

Busca de oportunidades e iniciativa: o empreendedor se antecipa aos desafios e dificuldades.

  • Persistência: diferente de teimosia, a persistência é quando o empreendedor busca superar um obstáculo incansavelmente e aprender com seus erros.
  • Comprometimento: é o sacrifício pessoal, a responsabilidade na colaboração com seus empregados e para solucionar problemas sem medir esforços para a satisfação do cliente.
  • Exigência de qualidade e eficiência: agir de maneira a fazer as coisas de modo cada vez melhor.
  • Correr riscos calculados: encarar desafios, mas com consciência e controle dos resultados.
  • Estabelecimento de metas: ter um objetivo definido, uma visão clara de curto, médio e longo prazo.
  • Busca de informações: conhecimento sobre seus clientes, fornecedores, concorrentes, e sobre todos os aspectos do seu empreendimento.
  • Planejamento e monitoramento sistemático: capacidade de revisar os planos sempre que necessário para garantir que as metas sejam atingidas nos prazos estabelecidos.
  • Persuasão e rede de contatos: saber influenciar e pessoas chaves como agentes de seus objetivos e para manter relações duradouras com parceiros do empreendimento.
  • Independência e autoconfiança: autonomia sobre as normas e controles, mantendo seu ponto de vista mesmo diante das adversidades.

Essas características devem estar presentes no dia a dia de um empreendedor e configuram um comportamento que minimiza as dificuldades e potencializa as chances de sucesso.

Via: Sistema FAESP/SENAR-SP

Notícias Relacionadas:

SENAR-SP oferece curso de florestamento para proteção de APP

SENAR-SP oferece curso de florestamento para proteção de APP

Curso destaca importância ecológica, socioeconômica e legal da proteção das APPs, além dos benefícios à produção agrícola

FAESP comenta alta nos custos da produção de leite

Coordenador da Comissão de Bovinocultura de Leite da entidade, Wander Bastos deu entrevista exclusiva ao Mercado & Companhia

São Paulo deve receber 50 milímetros de chuva no próximo fim de semana

Chuvas voltam a SP a partir do meio da semana

Frente fria trará precipitações pelo oeste e sul do estado de São Paulo