Embrapa aponta que pitaia pode ajudar no controle de glicemia, colesterol e ansiedade

Fruta nativa das florestas tropicais da América Central e do Sul, Índia e Malásia ainda é pouco produzida no Brasil

Pitaia roxa

Estudo desenvolvido pela Embrapa Agroindústria Tropical mostrou que a pitaia possui potencial para auxiliar no controle do colesterol, da glicemia e da ansiedade. Segundo exames laboratoriais realizados com animais, a fruta foi eficaz na redução do colesterol total, do LDL e dos triacilgliceróis e na elevação do HDL (“colesterol bom”).

Em animais diabéticos, as doses de 200 mg/kg e 400 mg/Kg mostraram atividades farmacológicas promissoras, reduzindo a glicemia. Os testes demonstraram efeito ansiolítico e ausência de toxicidade nas concentrações avaliadas. A Embrapa afirma que os resultados são promissores, pois contribuem para a manutenção da saúde.

Porém, conforme a pesquisadora Ana Paula Dionísio, do Laboratório de Processos Agroindustriais da Embrapa, ainda há um longo caminho entre os estudos e os testes clínicos em humanos. Dessa forma, Dionísio ressalta que não se deve substituir remédios pela ingestão de pitaia.

Os estudos com a pitaia são liderados por cientistas da Embrapa especializados em alimentos funcionais, com a participação da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Universidade Federal do Ceará (UFC) e Universidade de Fortaleza (Unifor).

Apesar dos benefícios à saúde que vêm sendo pesquisados, a fruta nativa das florestas tropicais da América Central e do Sul, Índia e Malásia é pouco produzida no Brasil, podendo ser encontrada no mercado a preços elevados.

Notícias Relacionadas:

Curso de bordado do SENAR-SP atrai novos associados a sindicatos rurais

Curso de bordado do SENAR-SP atrai novos associados a sindicatos rurais

Disponível em todo o estado de São Paulo, curso propicia geração de renda e resgate cultural através da arte

Lavoura de algodão continua competitiva em algumas regiões de São Paulo

Lavoura de algodão continua competitiva em diversas regiões de São Paulo

Cultura ocupa cerca de 1,3 milhão de hectares em todo o Brasil

Curso de lã de ovelhas do SENAR-SP gera renda extra a produtoras rurais

Curso de lã de ovelhas do SENAR-SP gera renda extra a produtoras rurais

O curso abrange aspectos históricos da atividade, beneficiamento da matéria-prima e confecção de artefatos utilitários e decorativos