Embrapa aponta que pitaia pode ajudar no controle de glicemia, colesterol e ansiedade

Fruta nativa das florestas tropicais da América Central e do Sul, Índia e Malásia ainda é pouco produzida no Brasil

Pitaia roxa

Estudo desenvolvido pela Embrapa Agroindústria Tropical mostrou que a pitaia possui potencial para auxiliar no controle do colesterol, da glicemia e da ansiedade. Segundo exames laboratoriais realizados com animais, a fruta foi eficaz na redução do colesterol total, do LDL e dos triacilgliceróis e na elevação do HDL (“colesterol bom”).

Em animais diabéticos, as doses de 200 mg/kg e 400 mg/Kg mostraram atividades farmacológicas promissoras, reduzindo a glicemia. Os testes demonstraram efeito ansiolítico e ausência de toxicidade nas concentrações avaliadas. A Embrapa afirma que os resultados são promissores, pois contribuem para a manutenção da saúde.

Porém, conforme a pesquisadora Ana Paula Dionísio, do Laboratório de Processos Agroindustriais da Embrapa, ainda há um longo caminho entre os estudos e os testes clínicos em humanos. Dessa forma, Dionísio ressalta que não se deve substituir remédios pela ingestão de pitaia.

Os estudos com a pitaia são liderados por cientistas da Embrapa especializados em alimentos funcionais, com a participação da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Universidade Federal do Ceará (UFC) e Universidade de Fortaleza (Unifor).

Apesar dos benefícios à saúde que vêm sendo pesquisados, a fruta nativa das florestas tropicais da América Central e do Sul, Índia e Malásia é pouco produzida no Brasil, podendo ser encontrada no mercado a preços elevados.

Notícias Relacionadas:

Manejo sustentável valoriza cachaça artesanal em Guaratinguetá; veja como

Manejo sustentável valoriza cachaça artesanal em Guaratinguetá; veja como

Com exclusividade, especialista do Sebrae-SP dá três dicas de sucesso para agregar valor ao produto

Perdas de produtos hortifrutigranjeiros: onde ocorrem e quais os principais motivos?

Perdas de produtos hortifrutigranjeiros: onde ocorrem e quais os principais motivos?

Técnicos da Secretaria de Agricultura e Ceagesp abordam as principais razões da perda de produtos hortifrutigranjeiros, seja no campo ou na casa

Governo de SP concede R$ 27 milhões para subvenção de Seguro Rural

Governo de SP libera R$ 27 milhões para subvenção de seguro rural

Com o seguro, há uma maior proteção contra perdas, principalmente decorrentes do clima