Em Jarinu, alunos recebem alimentos da agricultura familiar

Projeto municipal abastece famílias de alunos de escolas públicas com alimentos de agricultura familiar e valoriza produtor rural da região

Couve-flor, couve e salsa expostas em caixa

A Prefeitura de Jarinu, em São Paulo, fechou contrato com a Associação da Agricultura Familiar (AAFJ) e a Associação dos Agricultores Familiares para distribuir alimentos para as famílias dos alunos da rede municipal de ensino por meio do kit merenda escolar.

O acordo segue o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e garante que as famílias dos alunos das escolas públicas recebam os hortifrútis.

Deste modo, os estudantes e famílias da região passam a ser abastecidos com produtos frescos e de qualidade para uma dieta saudável e equilibrada.

De acordo com o presidente da AAFJ, Alexandro Aparecido da Silva, a agricultura familiar une os pequenos produtores. “Proporciona mais organização, além de levar para merenda escolar de Jarinu e região aquilo que se produz na cidade”, afirma.

Somente pela Associação da Agricultura Familiar, nove produtores do município produzem diversos tipos de alimentos incluindo frutas, verduras e legumes.

Para que os produtos disponibilizados pelos associados cheguem às mesas das famílias beneficiadas pela merenda escolar é necessário uma logística eficiente.

Após a colheita, os produtos são recolhidos e levados para a propriedade de um dos associados, passando por uma cozinha industrial, onde acontece a higienização e embalagem dos alimentos.

Depois desses procedimentos, as hortaliças são levadas para a separação e distribuição às unidades escolares responsáveis pela entrega dos kits.

Visibilidade ao agricultor

Por conta desta iniciativa, as propriedades dos associados estão abertas para visitas, isto é, para quem quiser conhecer as plantações ou adquirir alimentos do produtor.

“Essa é uma forma de dar mais visibilidade aos pequenos produtores do município, além de valorizar e mostrar a diversidade de alimentos produzidos em nossa cidade”, diz José Carvalho, secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Jarinu.

Para notícias e dicas sobre agricultura familiar, siga a Caravana Família Nação Agro e acompanhe as novidades em nossa página no Instagram!

Notícias Relacionadas:

Produtores buscam capacitação para diversificar turismo rural em Ubatuba

Em Dia de Campo Seguro, agricultores revelaram interesse em cursos de profissionalização em artesanato e gastronomia

Vacinação de bovinos e bubalinos contra febre aftosa

Campanha de vacinação contra febre aftosa começa em 1º de novembro

Devem ser vacinados bovinos e bubalinos com idades entre 0 e 24 meses

Parreiras em Itobi são opção de turismo rural

Sebrae-SP dá dicas para produtor arrecadar com turismo rural

Em Itobi (SP), Dia de Campo Seguro mostrou opções de atividades para produtor aumentar a renda de sua propriedade com turismo rural