Dia de Campo Seguro, em Itobi, debateu o enoturismo e comportamento dos produtores

Evento faz parte do projeto Família Nação Agro e foi transmitido pelo YouTube do Canal Rural

Enoturismo em Itobi

A cidade de Itobi recebeu o Dia de Campo Seguro em 28 de outubro. O evento contou com duas apresentações de gestores do Sebrae e foi transmitido pela página do Canal Rural no Youtube.

Na primeira palestra da tarde, o Gestor de Projetos do Sebrae-SP, Junior Correia, falou sobre “Comportamento e Atitude no Campo”. De acordo com Correia, o modo como os produtores se relacionam e se comportam diz muito sobre eles vão se desenvolver. “É importante os produtores entenderem que não se faz nada sozinho. É preciso cooperação, associação. O que um não sabe, o outro pode ajudar”. Ele também destacou a necessidade de os produtores manterem seu foco na solução, “é preciso sempre estar focado na solução, não no problema. A grande pergunta é: O que você faz enquanto você não dorme? Muita gente diz que não tem tempo para nada, mas será mesmo que elas não têm tempo ou elas não têm planejamento de prioridades? Comportamento é ação e ação é planejar, executar, monitorar, não reclamar ou achar desculpas”.

Encerrando a tarde de palestras, Marilia de Castro Oliveira, engenheira agrônoma e Consultora de Turismo do Sebrae, falou sobre o “Turismo Rural com Foco na Vinicultura”. Sua primeira observação foi sobre as terminologias, Marilia explicou ao que se refere cada termo relacionado às uvas: “Bom, esclarecendo: Vinicultura é a produção de uvas para vinhos; Viticultura é a produção de uvas de mesa, para sucos; e Enoturismo é o turismo do vinho, já tão conhecido em outros países e que agora está ganhando espaço aqui no Brasil e, principalmente, aqui no interior de São Paulo”. Ela esclareceu que após a pandemia é preciso estar atento aos turistas que estão à procura de novos destinos de viagens, “o cronograma de viagens mudou, pois agora é preciso pensar em rotas menores, mais próximas, que podem ser feitas de carro e isso ajuda muito no crescimento do turismo rural. O enoturismo, enxergando isso, precisa estar pronto para receber e oferecer ótimas experiências para esses turistas”.

O presidente do Sindicato Rural de São José do Rio Pardo, Claudinei Minussi, agradeceu a parceria do Senar-SP, “eu gostaria de agradecer a parceria e a possibilidade de receber o projeto Família Nação Agro aqui em Itobi, que é uma extensão do nosso Sindicato. É sempre importante levar conhecimento para os nossos parceiros e produtores”.

Para mais detalhes sobre enoturismo e comportamento no campo, confira as palestras do Dia de Campo Seguro:

Projeto Família Nação Agro é uma iniciativa do Sistema FAESP/SENAR-SP para capacitar, promover e incentivar o produtor rural do estado de São Paulo.

Por Texto Assessoria

Notícias Relacionadas:

SENAR-SP oferece curso de florestamento para proteção de APP

SENAR-SP oferece curso de florestamento para proteção de APP

Curso destaca importância ecológica, socioeconômica e legal da proteção das APPs, além dos benefícios à produção agrícola

FAESP comenta alta nos custos da produção de leite

Coordenador da Comissão de Bovinocultura de Leite da entidade, Wander Bastos deu entrevista exclusiva ao Mercado & Companhia

São Paulo deve receber 50 milímetros de chuva no próximo fim de semana

Chuvas voltam a SP a partir do meio da semana

Frente fria trará precipitações pelo oeste e sul do estado de São Paulo