Curso do SENAR-SP promove alfabetização no meio rural

Programa visa aumentar a autoestima do homem do campo e facilitar seu ingresso ao mercado de trabalho

Curso do SENAR-SP promove alfabetização no meio rural

Saber ler e escrever abre inúmeras oportunidades de aprendizado e conhecimento para todos. Hoje em dia, a alfabetização é mais do que um privilégio, é uma necessidade. Em sua missão de capacitar e promover o homem do campo, o SENAR-SP (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de São Paulo) vem preparando educadores para atuação no Programa de Alfabetização deste ano.

No mês de março aconteceu uma web conferência realizada pela entidade junto a sua rede de pedagogos, visando o desenvolvimento de uma estrutura e metodologia de ensino para alfabetizar tanto os trabalhadores e produtores rurais quanto seus familiares, que não tiveram oportunidade de frequentar a escola.

Com a iniciativa, os produtores rurais poderão mudar sua realidade e participar de outros projetos do SENAR-SP. O programa ensina leitura e escrita, interpretação de textos, matemática, história, geografia e ciências, entre outros campos do saber. São 300 horas distribuídas em 120 dias com a carga horária diária de 2h30 no período de 6 a 8 meses. A idade mínima para participar é de 15 anos.

O objetivo do Programa de Alfabetização para Trabalhadores Rurais é aumentar a autoestima das pessoas que adquiriram conhecimentos e contribuir para seu ingresso no mercado de trabalho.

Chegando a Maracaí

Essa ação de alfabetização atraiu o interesse de vários sindicatos, mesmo com a pandemia. Conforme o SENAR-SP, “isso se deve à preocupação com a capacitação dos cidadãos e da sua importância construtiva”.

Em Maracaí, no interior de São Paulo, o programa será ministrado pela primeira vez. “É um programa de tanta importância justamente por instigar a vontade de aprender nos alunos”, Celeide Scalhante, responsável pelo treinamento de instrutores.

Notícias Relacionadas:

SENAR-SP oferece curso de florestamento para proteção de APP

SENAR-SP oferece curso de florestamento para proteção de APP

Curso destaca importância ecológica, socioeconômica e legal da proteção das APPs, além dos benefícios à produção agrícola

FAESP comenta alta nos custos da produção de leite

Coordenador da Comissão de Bovinocultura de Leite da entidade, Wander Bastos deu entrevista exclusiva ao Mercado & Companhia

São Paulo deve receber 50 milímetros de chuva no próximo fim de semana

Chuvas voltam a SP a partir do meio da semana

Frente fria trará precipitações pelo oeste e sul do estado de São Paulo