Curso do SENAR-SP ensina boas práticas no manejo de equídeos

Programa tem ajudado a aprimorar o entendimento de produtores em relação aos animais

Curso do SENAR-SP ensina boas práticas no manejo de equídeos

Já está disponível em todo o estado de São Paulo o Programa Atividades Equestres no Meio Rural Paulista, oferecido pelo SENAR-SP (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de São Paulo), que dá instruções que vão desde o trabalho diário até o lazer da família do campo com os animais.

Segundo a entidade, o conteúdo básico do programa aborda a história dos equídeos, sua importância socioeconômica no mercado interno, materiais e equipamentos para melhor rendimento, segurança do animal e de quem o monta, educação ambiental, bem-estar e saúde do animal, transporte, introdução à montaria e condução do animal.

“É um curso muito proveitoso, pois serve de base para muitas áreas. Tinham alunos da zootecnia, veterinária, pessoas que já trabalham no campo e outras que vão entrar na área rural”, contou Gessica Andrade, professora de equitação que auxiliou uma turma em Presidente Prudente (SP), entre os dias 1 e 5 de março.

Andrade conta que os alunos fizeram uma avaliação positiva do programa. “A maioria se dedicou bastante. Tivemos um ou dois que tinham uma expectativa diferente, pois acreditavam que o programa era só montar a cavalo”, disse.

Porém, de acordo com a professora, os cuidados básicos e diários são mais importantes que a montaria. “Trata-se de um curso recomendável a todos que pensam em entrar na área ou que já estão nela, pois há muita coisa legal para aprender. Eu mesma sou equitadora há 9 anos e vi muita coisa nova que poderei colocar em prática em meu dia a dia”, revelou ela.

Para saber sobre disponibilidade do curso de manejo de equídeos e turmas, consulte o sindicato rural de seu município.

Notícias Relacionadas:

SENAR-SP oferece curso de florestamento para proteção de APP

SENAR-SP oferece curso de florestamento para proteção de APP

Curso destaca importância ecológica, socioeconômica e legal da proteção das APPs, além dos benefícios à produção agrícola

FAESP comenta alta nos custos da produção de leite

Coordenador da Comissão de Bovinocultura de Leite da entidade, Wander Bastos deu entrevista exclusiva ao Mercado & Companhia

São Paulo deve receber 50 milímetros de chuva no próximo fim de semana

Chuvas voltam a SP a partir do meio da semana

Frente fria trará precipitações pelo oeste e sul do estado de São Paulo