Curso do SENAR-SP ensina boas práticas no manejo de equídeos

Programa tem ajudado a aprimorar o entendimento de produtores em relação aos animais

Curso do SENAR-SP ensina boas práticas no manejo de equídeos

Já está disponível em todo o estado de São Paulo o Programa Atividades Equestres no Meio Rural Paulista, oferecido pelo SENAR-SP (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de São Paulo), que dá instruções que vão desde o trabalho diário até o lazer da família do campo com os animais.

Segundo a entidade, o conteúdo básico do programa aborda a história dos equídeos, sua importância socioeconômica no mercado interno, materiais e equipamentos para melhor rendimento, segurança do animal e de quem o monta, educação ambiental, bem-estar e saúde do animal, transporte, introdução à montaria e condução do animal.

“É um curso muito proveitoso, pois serve de base para muitas áreas. Tinham alunos da zootecnia, veterinária, pessoas que já trabalham no campo e outras que vão entrar na área rural”, contou Gessica Andrade, professora de equitação que auxiliou uma turma em Presidente Prudente (SP), entre os dias 1 e 5 de março.

Andrade conta que os alunos fizeram uma avaliação positiva do programa. “A maioria se dedicou bastante. Tivemos um ou dois que tinham uma expectativa diferente, pois acreditavam que o programa era só montar a cavalo”, disse.

Porém, de acordo com a professora, os cuidados básicos e diários são mais importantes que a montaria. “Trata-se de um curso recomendável a todos que pensam em entrar na área ou que já estão nela, pois há muita coisa legal para aprender. Eu mesma sou equitadora há 9 anos e vi muita coisa nova que poderei colocar em prática em meu dia a dia”, revelou ela.

Para saber sobre disponibilidade do curso de manejo de equídeos e turmas, consulte o sindicato rural de seu município.

Notícias Relacionadas:

4 aplicações da internet 5G no agronegócio

Segundo o governo federal, a conexão 5G deve chegar ao Brasil em 2022

Confira 4 dicas para otimizar a colheita do milho

Com a abertura da colheita do milho, é necessário realizar bem esse processo para não sofrer com excessivas perdas

Conheça 4 doenças que mais atingem suínos

Conheça 4 doenças que mais atingem suínos

Em São Paulo, o mercado de suínos está aquecido e com preços vantajosos ao produtor