Consumo de ovos deve crescer 8,5% no Brasil em 2020, diz ABPA

Ovos, queridinhos entre os brasileiros, maiores consumidores mundiais, a proteína ganhou espaço em meio à pandemia de coronavírus por ser mais barata

ovos

O consumo de ovos no Brasil cresceu durante a pandemia de coronavírus. Assim sendo, em tempos de crise, qualquer economia é bem-vinda, e essa proteína desponta como a mais acessível por ter preços menores. “A gente equilibra porque a carne é mais cara”, diz a dona de casa Eliane Martins.

A babá Cristina Souza conta que, antes da pandemia, uma dúzia de ovos durava cerca de uma semana em sua casa. “Hoje, dá para menos, para uns quatro dias”, comenta.

“Aumentou as pessoas não saem quase de casa, já não tomam nem um café na padaria. E aí vai ovo, né? No café da manhã, no bolo, no lanche. Entretanto, aumentou [o consumo], sim”, afirma a aposentada Ivete Cunha.

Na distribuidora de Adriano Freire, em São Paulo, as vendas para restaurantes e bares caíram, mas foram compensadas pelo varejo, que teve aumento de 20%. “Teve a compensação daquelas pessoas que compram em mercados, varejões, sacolões, feiras-livres e até aquele rapaz que pega o seu carro e vende nas ruas de porta em porta; esses clientes acabam comprando mais da nossa empresa”, diz.

Consumo

Segundo a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), o Brasil já é o maior consumidor mundial, com índice de 250 ovos, por ano, para cada brasileiro. A média mundial é de 230 ovos por pessoa. Em 2020, a demanda interna deve crescer 8,5%.

De janeiro a junho de 2020, a produção aumentou 7% na comparação com o mesmo período do ano passado. “Temos também outro pilar de crescimento: as pessoas perceberam que o ovo é, sim, uma proteína saudável e que ajuda na imunidade”, afirma o presidente do Instituto Ovos Brasil, Ricardo Santin.

De acordo com a entidade, o cenário para o próximo trimestre é positivo, com expectativa de produção de 2.000 ovos por segundo. “Projetamos até o fim do ano uma continuidade desse aumento de consumo, que deve nos levar a produzir mais de 53 bilhões de ovos no Brasil”, pontua Santin.

Notícias Relacionadas:

SENAR-SP oferece curso de florestamento para proteção de APP

SENAR-SP oferece curso de florestamento para proteção de APP

Curso destaca importância ecológica, socioeconômica e legal da proteção das APPs, além dos benefícios à produção agrícola

FAESP comenta alta nos custos da produção de leite

Coordenador da Comissão de Bovinocultura de Leite da entidade, Wander Bastos deu entrevista exclusiva ao Mercado & Companhia

São Paulo deve receber 50 milímetros de chuva no próximo fim de semana

Chuvas voltam a SP a partir do meio da semana

Frente fria trará precipitações pelo oeste e sul do estado de São Paulo