Conheça os benefícios da implantação de estação de monta

Veterinário Bruno Roberto Médici Pereira mostra como estação de monta aumenta produtividade e agiliza processos em propriedade rural

estacao-de-monta-gado-de-corte

O homem do campo convive com a difícil missão de reduzir custos e aumentar a produção. Na bovinocultura de corte não é diferente. É aí que surge a estação de monta, uma prática empregada na criação de bovinos para sincronizar o período em que as fêmeas em reprodução são expostas ao touro ou à inseminação artificial.

De acordo com o médico veterinário Bruno Roberto Médici Pereira, a técnica permite que produtor seja capaz de concentrar os partos e operações como desmama e vacinações durante determinado período do ano, visando agilizar processos na propriedade rural. Segundo ele, a implementação de uma estação de monta reduzida ajuda a identificar índices zootécnicos, como as taxas de prenhez, nascimento, desmama e mortalidade, que determinam a eficiência reprodutiva da propriedade.

Entre os benefícios da prática, o especialista destaca que a estação de monta facilita a formação de lote de manejo homogêneos, com maior número de animais em idades próximas, além de racionalizar atividades de rotina, como pesagens e programas sanitários e nutricionais. A técnica ainda facilita na identificação de fêmeas improdutivas ou com baixa produção e oferece maior período de recuperação das matrizes e reprodutores para a próxima estação de monta.

Quanto aos cuidados necessários, Pereira ressalta a necessidade de pastos limpos, árvores que forneçam sombreamento, manutenção de touros nos lotes para que seja mantida a hierarquia social do rebanho e avaliação andrológica dos bois. Outros aspectos que merecem atenção são a condição corporal dos animais, doenças reprodutivas, período de anestro e as primíparas e novilhas, que precisam de cuidados especiais.

Bruno Roberto Médici Pereira foi palestrante do Dia de Campo Seguro, evento do Família Nação Agro. A iniciativa do Sistema FAESP/SENAR-SP para capacitar, promover e capacitar o produtor rural do estado de São Paulo.

Notícias Relacionadas:

SENAR-SP oferece curso de florestamento para proteção de APP

SENAR-SP oferece curso de florestamento para proteção de APP

Curso destaca importância ecológica, socioeconômica e legal da proteção das APPs, além dos benefícios à produção agrícola

FAESP comenta alta nos custos da produção de leite

Coordenador da Comissão de Bovinocultura de Leite da entidade, Wander Bastos deu entrevista exclusiva ao Mercado & Companhia

São Paulo deve receber 50 milímetros de chuva no próximo fim de semana

Chuvas voltam a SP a partir do meio da semana

Frente fria trará precipitações pelo oeste e sul do estado de São Paulo