Conheça os benefícios da implantação de estação de monta

Veterinário Bruno Roberto Médici Pereira mostra como estação de monta aumenta produtividade e agiliza processos em propriedade rural

estacao-de-monta-gado-de-corte

O homem do campo convive com a difícil missão de reduzir custos e aumentar a produção. Na bovinocultura de corte não é diferente. É aí que surge a estação de monta, uma prática empregada na criação de bovinos para sincronizar o período em que as fêmeas em reprodução são expostas ao touro ou à inseminação artificial.

De acordo com o médico veterinário Bruno Roberto Médici Pereira, a técnica permite que produtor seja capaz de concentrar os partos e operações como desmama e vacinações durante determinado período do ano, visando agilizar processos na propriedade rural. Segundo ele, a implementação de uma estação de monta reduzida ajuda a identificar índices zootécnicos, como as taxas de prenhez, nascimento, desmama e mortalidade, que determinam a eficiência reprodutiva da propriedade.

Entre os benefícios da prática, o especialista destaca que a estação de monta facilita a formação de lote de manejo homogêneos, com maior número de animais em idades próximas, além de racionalizar atividades de rotina, como pesagens e programas sanitários e nutricionais. A técnica ainda facilita na identificação de fêmeas improdutivas ou com baixa produção e oferece maior período de recuperação das matrizes e reprodutores para a próxima estação de monta.

Quanto aos cuidados necessários, Pereira ressalta a necessidade de pastos limpos, árvores que forneçam sombreamento, manutenção de touros nos lotes para que seja mantida a hierarquia social do rebanho e avaliação andrológica dos bois. Outros aspectos que merecem atenção são a condição corporal dos animais, doenças reprodutivas, período de anestro e as primíparas e novilhas, que precisam de cuidados especiais.

Bruno Roberto Médici Pereira foi palestrante do Dia de Campo Seguro, evento do Família Nação Agro. A iniciativa do Sistema FAESP/SENAR-SP para capacitar, promover e capacitar o produtor rural do estado de São Paulo.

Notícias Relacionadas:

SENAR-SP: curso de artesanato com folhas gera oportunidades a produtores

SENAR-SP: curso de artesanato com folhas gera oportunidades a produtores

Além de trazer uma nova fonte de renda para o meio rural, programa de ensino proporciona o resgate cultural às regiões

SENAR-SP explica o que fazer para obter mais vacas em lactação

SENAR-SP explica o que fazer para obter mais vacas em lactação

Número de animais em condições para produção de leite determina rendimento da propriedade

Saiba como conseguir qualidade em cafés naturais

Saiba como conseguir qualidade em cafés naturais

Com a safra castigada pela estiagem do ano anterior, agricultor precisa extrair produtos de alto nível para melhorar renda