Conheça as frutas singulares que são colhidas em janeiro

Os alimentos da estação têm como principal trunfo o fato de serem mais frescos e nutritivos em comparação com os outros

Conheça as frutas singulares que são colhidas em janeiro

Os benefícios de se consumir as frutas da época são sentidos tanto no paladar, quanto no bolso. Os alimentos da estação têm como principal trunfo o fato de serem mais frescos e nutritivos em comparação com os outros. Isso acontece porque quando cultivados em seu período natural, esses produtos captam melhor os nutrientes do solo em que são plantados.

Segundo a nutricionista Katlly Evillim Sousa, da Codeagro (Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, “as frutas da época são ideais para consumo, pois o seu desenvolvimento é melhor. Por estarem em condições climáticas ideais, oferecem maior qualidade nutricional, no qual os nutrientes e vitaminas estão em quantidades mais adequadas, bem como têm sabor e aroma mais fortes”.

Saiba quais são as frutas que estão na época em janeiro:

Jaca

Nativa da Índia, a jaca é uma das frutas mais doces e possui muitos benefícios para a saúde. É fonte de vitamina C e contém Vitamina A, dessa forma auxilia na imunidade e na saúde dos olhos. Além disso, é fonte de antioxidantes, fitonutrientes e flavonóides, substâncias importantes para a prevenção do envelhecimento precoce. Também contribui na regulação da pressão arterial, na melhora da digestão e no fortalecimento dos ossos.

Figo

Originário da região do Mediterrâneo, o figo é consumido desde a Antiguidade. A fruta auxilia na saúde do trato intestinal, no controle da diabetes, no fortalecimento do sistema imunológico, no combate à osteoporose, na redução dos sintomas da bronquite e no equilíbrio da pressão arterial. Além disso, contém minerais como cálcio, ferro, fósforo, magnésio, sódio e potássio.

Laranja pera

A Laranja pera tem propriedades antioxidantes, é rica em vitamina C, e contém minerais como o cálcio, potássio, sódio e fósforo e vitaminas do complexo B.  Seus flavonoides, limonóides e pectina fortalecem o sistema imunológico, sendo muito importantes no combate ao câncer. Além deles, os açúcares, ácido fólico, ácidos orgânicos e carotenóides contribuem para o bom funcionamento do organismo, aliviando sintomas gastrointestinais e prevenindo a trombose, arteriosclerose e o envelhecimento precoce.

Abacaxi

O abacaxi é rico em vitaminas e antioxidantes, que previnem várias doenças e o envelhecimento precoce. Possui uma enzima chamada de bromalina, que colabora para a boa digestão e também traz benefícios para a pele por ter ação anti-inflamatória, melhorando a acne e problemas no couro cabeludo.

Carambola

Carambola pode proporcionar diversos benefícios à saúde devido à presença de nutrientes e substâncias antioxidantes. É uma ótima fonte de fibras e vitamina C. Além desses nutrientes, a fruta é fonte de substâncias funcionais como quercetina, ácido gálico e epicatequina, compostos com importante ação antioxidante.

Abóbora japonesa

A abóbora japonesa, ou abóbora cabotiã, tem sabor delicado, é rica em vitaminas e minerais, possui betacaroteno, importante para saúde dos olhos e da pele. Da família das abóboras, a japonesa é que contem mais fibras, além de ser um alimento de baixa caloria. É fonte de vitamina C que fortalece o sistema imunológico e vitaminas E e K que auxiliam no bom funcionamento do sistema nervoso. As abóboras também são boas fontes de minerais e antioxidantes que combatem células cancerígenas.

Fonte: Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo

Notícias Relacionadas:

Setor de carnes realiza carreata contra aumento de ICMS em São Paulo

Setor de carnes realiza carreata contra aumento de ICMS em São Paulo

Ato contra medida do governo paulista contou com cerca de 1200 caminhões e 1500 pessoas envolvidas, segundo os organizadores

Estufa garante produção de hortaliças em períodos de chuvas

Estufa garante produção de hortaliças em períodos de chuvas

Apesar do alto custo, sistema protegido permite controle de temperatura e umidade e diminui risco de doenças

Grupo Interministerial irá elaborar Plano Nacional de Fertilizantes

Grupo Interministerial irá elaborar Plano Nacional de Fertilizantes

O plano tem o objetivo de aumentar a produção e oferta de fertilizantes nacionais, além de reduzir a dependência dos produtos importados