Clima desregulado prejudica produção de hortaliças em São Paulo

Com amplitude térmica atípica no começo de dezembro, produtor perdeu 30% da horta; temperatura foi de 7ºC a 30ºC em aproximadamente 24 horas

Fonte: Pixa Bay
alface americana, hortaliça, mulching

Foto: Marcos Paulo Mariano/Canal Rural

Amplitude térmica é a diferença entre as temperaturas máximas e mínimas durante determinado período. Essa variação, registrada de forma atípica no começo de dezembro, prejudicou as hortas de alface americana em Salesópolis, interior de São Paulo. No dia 9, a estação meteorológica mais próxima do município registrou 7,6ºC e, na data seguinte, os termômetros atingiram quase 30ºC.

A perda do produtor Nelson Makoto com a variação de temperatura chegou a 1.500 pés, equivalente a 30% do que plantou. Com a qualidade da verdura em xeque, o valor de venda cai o suficiente para ele pensar se vale mesmo a pena colher.

Para Makoto, o único jeito de evitar a situação seria uma casa de vegetação, mas o investimento não compensa. “O custo não bate com o que as pessoas estão acostumadas a pagar”, diz.

alface americana, hortaliça, mulching

Foto: Marcos Paulo Mariano/Canal Rural

Demanda fraca, cotações estáveis

Em dezembro, os preços ficaram estáveis na Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp), a maior central de abastecimento da América Latina.

O vendedor de verduras Wellington dos Santos conta que a procura não cresce tanto nas festas de fim de ano. “O pessoal procura mais a parte de frutas para uma ceia mais aprimorada e colorida. Aí a folhagem acaba ficando de lado”, afirma.

Cirlene Ferreira comprou alface americana pra vender no sacolão em Diadema, Região Metropolitana de São Paulo. Ela vai à Ceagesp pelo menos três vezes por semana. “O preço está bom”, conta, animada.

Segundo Ruth Sakagushi, que foi já produtora rural, os valores estão na média. Ela está aproveitando o período para fazer compras. “Todo mundo tem que ganhar; o produtor também”, fala.

Notícias Relacionadas:

Setor de carnes realiza carreata contra aumento de ICMS em São Paulo

Setor de carnes realiza carreata contra aumento de ICMS em São Paulo

Ato contra medida do governo paulista contou com cerca de 1200 caminhões e 1500 pessoas envolvidas, segundo os organizadores

Estufa garante produção de hortaliças em períodos de chuvas

Estufa garante produção de hortaliças em períodos de chuvas

Apesar do alto custo, sistema protegido permite controle de temperatura e umidade e diminui risco de doenças

Grupo Interministerial irá elaborar Plano Nacional de Fertilizantes

Grupo Interministerial irá elaborar Plano Nacional de Fertilizantes

O plano tem o objetivo de aumentar a produção e oferta de fertilizantes nacionais, além de reduzir a dependência dos produtos importados