Cana-de-açúcar: colheita está atrasada no centro-sul do Brasil

Apesar da colheita de cana-de-açúcar estar atrasada, comparando a 2019, a produção tem qualidade; município de Barra Bonita já prevê quebra de safra

plantação de cana sem incêndio
Está atrasada a colheira de cana-de-açúcar na região centro-sul do Brasil, quando comparado ao mesmo período de 2019. Isso porque em algumas regiões o plantio foi tardio. De acordo com Leonardo Ustulin, presidente do sindicato rural de Barra Bonita, a produção no município deve ter queda nesta safra.
“Iniciamos a safra com um pequeno atraso nesse ano, na primeira semana de abril, porém, a safra caminha bem, em pleno vapor, contudo, nós já imaginamos que nós teremos uma queda na produção.

Culturas alternativas da cana-de-açúcar

Muitos produtores procuram culturas alternativas a cana O município de Barra Bonita é a segunda fronteira mais antiga da cana-de-açúcar no Estado de São Paulo, seguido de Piracicaba, entretanto, o dinamismo da cana-de-açúcar vem se modificando.

“É interessante que o produtor fornecedor de cana tenha outras alternativas, como a mandioca voltada para indústria, que é o caso aqui da nossa região, por exemplo. Ela [mandioca] vem ganhando espaço, cada vez mais, no vale do Tietê e baixo da serra e, principalmente, em solos arenosos”, finalizou.

Dicas para o plantio de cana:

  • Para seu crescimento, a cana necessita de alta disponibilidade de água, temperaturas elevadas e alto índice de radiação solar. A cultura pode ser plantada em três épocas diferentes: sistema de ano-e-meio, sistema de ano e plantio de inverno.
  • A quantidade necessária de mudas varia entre dez e 15 toneladas por hectare. Quando a época de plantio é adequada e a qualidade da muda está excelente, pode-se optar por menores quantidades de mudas.
  • As mudas são canas jovens, com oito a dez meses, plantadas em condições ótimas, bem fertilizadas, com controle de pragas e doenças. É necessária a distribuição de ao menos 12 gemas por metro de sulco. Para o plantio em épocas de estiagem, é necessário dar preferência para densidade de 15 a 18 gemas por metro. (Fonte: Embrapa)

Notícias Relacionadas:

Setor de carnes realiza carreata contra aumento de ICMS em São Paulo

Setor de carnes realiza carreata contra aumento de ICMS em São Paulo

Ato contra medida do governo paulista contou com cerca de 1200 caminhões e 1500 pessoas envolvidas, segundo os organizadores

Estufa garante produção de hortaliças em períodos de chuvas

Estufa garante produção de hortaliças em períodos de chuvas

Apesar do alto custo, sistema protegido permite controle de temperatura e umidade e diminui risco de doenças

Grupo Interministerial irá elaborar Plano Nacional de Fertilizantes

Grupo Interministerial irá elaborar Plano Nacional de Fertilizantes

O plano tem o objetivo de aumentar a produção e oferta de fertilizantes nacionais, além de reduzir a dependência dos produtos importados