Cana-de-açúcar: colheita está atrasada no centro-sul do Brasil

Apesar da colheita de cana-de-açúcar estar atrasada, comparando a 2019, a produção tem qualidade; município de Barra Bonita já prevê quebra de safra

plantação de cana sem incêndio
Está atrasada a colheira de cana-de-açúcar na região centro-sul do Brasil, quando comparado ao mesmo período de 2019. Isso porque em algumas regiões o plantio foi tardio. De acordo com Leonardo Ustulin, presidente do sindicato rural de Barra Bonita, a produção no município deve ter queda nesta safra.
“Iniciamos a safra com um pequeno atraso nesse ano, na primeira semana de abril, porém, a safra caminha bem, em pleno vapor, contudo, nós já imaginamos que nós teremos uma queda na produção.

Culturas alternativas da cana-de-açúcar

Muitos produtores procuram culturas alternativas a cana O município de Barra Bonita é a segunda fronteira mais antiga da cana-de-açúcar no Estado de São Paulo, seguido de Piracicaba, entretanto, o dinamismo da cana-de-açúcar vem se modificando.

“É interessante que o produtor fornecedor de cana tenha outras alternativas, como a mandioca voltada para indústria, que é o caso aqui da nossa região, por exemplo. Ela [mandioca] vem ganhando espaço, cada vez mais, no vale do Tietê e baixo da serra e, principalmente, em solos arenosos”, finalizou.

Dicas para o plantio de cana:

  • Para seu crescimento, a cana necessita de alta disponibilidade de água, temperaturas elevadas e alto índice de radiação solar. A cultura pode ser plantada em três épocas diferentes: sistema de ano-e-meio, sistema de ano e plantio de inverno.
  • A quantidade necessária de mudas varia entre dez e 15 toneladas por hectare. Quando a época de plantio é adequada e a qualidade da muda está excelente, pode-se optar por menores quantidades de mudas.
  • As mudas são canas jovens, com oito a dez meses, plantadas em condições ótimas, bem fertilizadas, com controle de pragas e doenças. É necessária a distribuição de ao menos 12 gemas por metro de sulco. Para o plantio em épocas de estiagem, é necessário dar preferência para densidade de 15 a 18 gemas por metro. (Fonte: Embrapa)

Notícias Relacionadas:

SENAR-SP oferece curso de florestamento para proteção de APP

SENAR-SP oferece curso de florestamento para proteção de APP

Curso destaca importância ecológica, socioeconômica e legal da proteção das APPs, além dos benefícios à produção agrícola

FAESP comenta alta nos custos da produção de leite

Coordenador da Comissão de Bovinocultura de Leite da entidade, Wander Bastos deu entrevista exclusiva ao Mercado & Companhia

São Paulo deve receber 50 milímetros de chuva no próximo fim de semana

Chuvas voltam a SP a partir do meio da semana

Frente fria trará precipitações pelo oeste e sul do estado de São Paulo