5 dicas para ter bons resultados na colheita de café

Seguindo esses passos, você deverá ter o máximo de segurança na colheita e irá evitar desperdícios

5 dicas para você ter bons resultados na colheita de café

O período de colheita de café está chegando e, por isso, nada melhor do que você ter em mente algumas boas práticas para ter os melhores resultados nesse processo. Nesta publicação, vamos mostrar de forma simples e rápida 5 dicas que irão te ajudar a fazer a colheita com o máximo de segurança e sem desperdícios. Veja como logo abaixo:

Faça um bom planejamento

Na prática, o planejamento na colheita de café significa ter uma análise bem detalhada sobre as condições climáticas, tipo do solo, produtividade e sistema de irrigação, entre outros fatores. Além disso, é importante que você saiba sobre a situação do mercado.

Outra parte do planejamento é se certificar de que você tem à disposição equipamentos como escadas, panos, peneiras, sacarias, balaios e rastelos para colheita manual. Veja também o estado de maquinários como tratores e colhedoras.

Verifique se é o momento certo

Embora varie conforme a região, devido ao clima, temperatura e à umidade, a colheita do café acontece em média 7 meses depois da floração. Mas, para conseguir qualidade e valorização diante do mercado, é essencial que você saiba se é a hora certa para colher.

Junto do percentual de grãos verdes, é necessário se basear em aspectos como volume da safra, estrutura de secagem e disponibilidade de mão-de-obra, para que você tenha melhores garantias que a colheita será produtiva e bem-feita.

Atenção na lavagem e secagem

Depois da colheita, utilize o lavador para retirar as impurezas dos grãos e separá-los de folhas, terra e pedras que podem ter vindo junto. Em seguida, você deve separar lotes homogêneos (considerando época de colheita, estágio de maturação e teor de umidade) para assegurar a qualidade do café.

Cuidados no armazenamento e beneficiamento

O armazenamento do café pode ser feito na sua propriedade, seja em coco (ainda não beneficiado), a granel ou ensacado. No entanto, vale lembrar que o café deve ser guardado em local seco, que receba iluminação solar e seja bem arejado. Também não o coloque em contato com o chão.

Já o beneficiamento é um procedimento que elimina as cascas e separa os grãos. Após essa operação, o café precisa ir a armazéns com ventilação, luminosidade, temperatura e umidade adequados.

Previna riscos na comercialização

Depois de todo esse trabalho, você merece ver seu produto valorizado no mercado. Para não sofrer prejuízos quando o valor negociado pelo café estiver em baixa, vale a pena a venda no mercado futuro (quando o preço é fixado antecipadamente, apesar de qualquer oscilação que o mercado venha a sofrer). A dica aqui é fazer a venda futura com uma parcela da saca, reservando outra parte para negociar no mercado físico, caso o valor do café esteja em alta.

Para mais dicas, clique no link a seguir para fazer o download da cartilha do SENAR-SP sobre colheita e beneficiamento do café: https://cms20.simplesnologia.biz/Arquivos/PARCEIROS_ANEXOS/Original/020452002_0.pdf

Notícias Relacionadas:

Sindicato rural de Cruzeiro celebra capacitação de produtores para turismo rural

Sindicato rural de Cruzeiro celebra capacitação de produtores para turismo rural

Caravana no município paulista ofereceu dicas sobre marketing no turismo rural e soluções digitais

Turismo rural: caravana ensina a alcançar visitantes com marketing da propriedade

Segundo consultor do Sebrae-SP, 76% dos turistas consideram importante soluções digitais no turismo rural

Conheça 3 técnicas de combate a incêndios no campo

Conheça 3 técnicas de combate a incêndios no campo

Com tempo seco, o inverno é marcado pela recorrência de queimadas