Café especial paga 4 vezes mais que o tradicional na Serra da Mantiqueira

Em Divinolândia (SP), a combinação entre microclima, altitude e associativismo tem fortalecido produção de café

Café especial paga 4 vezes mais que o tradicional na Serra da Mantiqueira

Cada vez mais valorizado pelos consumidores, o café especial tem se consolidado como uma opção bastante vantajosa especialmente aos pequenos produtores. Para o café de bica corrida, o mercado está pagando de 2 a 4 vezes mais em relação ao tradicional, como constatou nossa equipe de reportagem em visita ao município de Divinolândia, na região da Serra da Mantiqueira, em São Paulo.

“Fui ao bairro de Ribeirão de Santo Antônio ministrar um curso de classificação e degustação em 2017. Quando cheguei no alto da serra, na divisa de Divinolândia, parei o carro e pensei: temos aqui um grande potencial para cafés especiais”, lembrou Rômulo Buton, instrutor do SENAR-SP (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de São Paulo).

“Nós temos um microclima muito propício para a produção de café de qualidade, a gente tem uma altitude bem elevada, estamos acima 1200 metros, e um clima bem frio, que é propício para o café especial”, reforça Mariana Martins de Souza, produtora rural.

Na matéria exibida pelo Rural Notícias, você confere como o associativismo tem ajudado a fortalecer a cafeicultura local:

Notícias Relacionadas:

SENAR-SP oferece curso de florestamento para proteção de APP

SENAR-SP oferece curso de florestamento para proteção de APP

Curso destaca importância ecológica, socioeconômica e legal da proteção das APPs, além dos benefícios à produção agrícola

FAESP comenta alta nos custos da produção de leite

Coordenador da Comissão de Bovinocultura de Leite da entidade, Wander Bastos deu entrevista exclusiva ao Mercado & Companhia

São Paulo deve receber 50 milímetros de chuva no próximo fim de semana

Chuvas voltam a SP a partir do meio da semana

Frente fria trará precipitações pelo oeste e sul do estado de São Paulo