Curso de apicultura do SENAR-SP garante renda extra a produtores rurais

Com várias opções de produtos à disposição, a apicultura torna-se uma atividade cada vez mais atrativa

Curso de apicultura do SENAR-SP garante renda extra a produtores rurais

A apicultura consiste na exploração comercial das abelhas para a produção de mel, pólen, geleia real e própolis. Cada vez mais difundida em todo o país, a atividade é incentivada pelo SENAR-SP (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de São Paulo), que disponibiliza um curso para ensinar ao produtor do manejo do apiário à comercialização.

Em Pindamonhangaba (SP), o programa de aprendizado foi conduzido durante 5 meses e em 6 módulos, período no qual os participantes puderam conhecer sobre o uso de equipamentos de proteção, controle de pragas e doenças, inimigos naturais, instalação do apiário, coleta, centrifugação e comércio de produtos.

Atendendo aos protocolos de saúde, o curso aconteceu no sítio Linense e foi ministrado por Celso Ribeiro Cavalcante de Souza, instrutor do Sebrae, produtor e que trabalha com apicultura há 40 anos. “O mel é somente um dos produtos que a abelha produz e, talvez, hoje seja até um subproduto, perto de tudo que podemos produzir como pólen, própolis, geleia real, vinho de mel, cachaça de mel”, explicou.

Com tantos produtos à disposição, a apicultura chega como opção aos produtores rurais para o aumento de renda na propriedade. Paulo Almeida foi um dos alunos e seu pai é morador de um assentamento no bairro do Macuco, em Pindamonhangaba. “Estou fazendo o curso para ajudar meu pai a implantar lá no assentamento. Duas pessoas de lá fizeram o curso e já estão trabalhando com o produto. Então nos animamos para produzir em larga escala”.

Com manejo e aplicação de técnicas corretas, o produtor consegue produzir mais e melhor. “O conhecimento técnico é muito importante para desvendar alguns mitos referentes à biologia da abelha”, conclui Almeida.

Para saber sobre a disponibilidade do curso e turmas, consulte o sindicato rural de seu município.

Notícias Relacionadas:

Vinhos são atração no turismo rural

SENAR-SP ensina como identificar o potencial turístico de sua propriedade

Implantar um ponto de vendas na propriedade é uma das maneiras de lucrar com visitantes

Sistema FAESP/SENAR-SP e Sebrae abrem edital para programa de inovação rural

Sistema FAESP/SENAR-SP e Sebrae abrem edital para programa de inovação rural

Ao todo são 110 vagas no estado de São Paulo para a iniciativa que visa promover a pesquisa e o desenvolvimento

SENAR-SP oferece cursos para produtores que querem empreender no campo

SENAR-SP oferece cursos para produtores que querem empreender no campo

Instrutor afirma que programas de ensino capacitam produtores para aproveitarem oportunidades