Frutas e carnes magras são ideais para a alimentação no verão
Com a chegada do verão, as mudanças fisiológicas que ocorrem no organismo devem ser ajustadas a uma alimentação especial

Com a chegada do verão, as mudanças fisiológicas que ocorrem no organismo devem ser ajustadas a uma alimentação especial. Nesta época, o metabolismo fica mais lento e, por este motivo, a quantidade calórica ingerida deve ser diminuída.
Seguem abaixo algumas recomendações para aproveitar o verão sem deixar de cuidar da saúde:
- Evite consumir alimentos muito gordurosos, como chocolates, carnes gordas e frituras, pois dificultam a digestão e podem provocar mal-estar;
Alimentos como arroz, macarrão e açúcar devem ser consumidos com moderação, evitando desta forma refeições muito pesadas; prefira os cereais integrais como fonte principal de carboidratos; - Dê preferência às carnes magras (peixes e aves), que devem ser grelhadas, cozidas ou assadas;
- Aumente o consumo de saladas de folhas verdes, legumes, assim como frutas e produtos integrais (que contém fibras, pois são ótimas fontes de vitaminas, minerais e fibras e ao mesmo tempo leves;
- Prefira os sorvetes menos calóricos e mais refrescantes como aqueles à base de água e polpa de frutas.
- Alimentos com leite, gordura e ovos na preparação necessitam de refrigeração pois o calor aumenta a possibilidade de proliferação de bactérias que podem causar dor de cabeça, diarréia e vômitos. Nunca consuma estes alimentos em temperatura ambiente.
Além disso, nos dias quentes ocorre maior perda de líquidos e minerais devido ao aumento da temperatura corporal e à transpiração excessiva. Portanto, a ingestão de líquidos deve ser aumentada. O recomendado é ir bebendo água ao longo do dia e não esperar que a sede apareça, já que esse é um sinal de desidratação.
O consumo de água é tão importante porque é o principal componente do organismo: cerca de 70% do nosso peso é constituído de água. Essa quantidade não se dá por acaso, uma vez que a água possui inúmeras funções essenciais para o organismo. Dentre elas:
- As reações que ocorrem no organismo são feitas na presença de água;
- Favorece o transporte de nutrientes, moléculas e outras substâncias;
- É essencial em processos como a digestão, aproveitamento e excreção de substâncias;
- Atua como lubrificante nos processos de mastigação, deglutição, excreção e nas articulações, entre outros;
- Ajuda a regular a temperatura corporal;
- É necessária para o bom funcionamento dos rins, intestino e sistema circulatório;
- Mantém o equilíbrio dos líquidos corporais.
A recomendação de consumo diário de água varia de acordo com alguns fatores como clima, atividade física, estado fisiológico, faixa etária e alimentação. Porém é recomendado, de forma geral, que se consuma no mínimo 2 litros de água por dia.
Além da água, para manter-se hidratado, alguns minerais e eletrólitos são de fundamental importância e eles estão presentes principalmente nas frutas, verduras e legumes.
Fonte: CODEAGRO (Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios)
Notícias Relacionadas:
Isenção de ICMS garante atividades do agro e estabilidade dos preços de alimentos, diz FAESP
A revogação do aumento de ICMS oficializada hoje, 15, pelo governo paulista foi recebida positivamente pela entidade
Governo paulista revoga aumento de ICMS sobre o agro após pressão do setor
A revogação foi publicada nesta sexta-feira, 15, no Diário Oficial, em três novos decretos
Lichia: fonte de Vitamina C, fruta pode ser apreciada até o final de janeiro
Saborosa e nutritiva, lichia tem sido apontada como um bom investimento para o futuro