Pontal do Paranapanema inicia colheita da soja; região aumentou cultivo

Um terço dos 180 mil hectares da área é destinado ao grão, segundo a secretaria de Agricultura de São Paulo

Segundo dados do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada) e Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz), o preço da soja registra alta de 1,10% e o valor do café arábica sofreu queda de 0,96%.

O aumento da área plantada com soja vem chamando a atenção nesta safra no Pontal do Paranapanema, em São Paulo. A área faz divisa com os estados do Mato Grosso do Sul e Paraná e engloba 32 municípios com 550 mil habitantes. De acordo com a secretaria de Agricultura do estado, um terço dos 180 mil hectares da região é destinado ao grão.

“Nossa região começou a desenvolver essa cultura há dois anos. Com a degradação da pastagem, o pecuarista passou a enxergar melhor a agricultura”, disse Márcio Pissinati, presidente do sindicato rural do município de Mirante do Paranapanema. Conforme Pissinati, além do plantio em áreas recuperadas de pasto, o cultivo de soja tem ocupado também o espaço de canaviais.

O interesse dos produtores da região sobre a soja se deve à valorização do produto e sua grande demanda mundial. Veja a matéria completa do Mercado & Companhia:

Notícias Relacionadas:

SENAR-SP oferece curso de florestamento para proteção de APP

SENAR-SP oferece curso de florestamento para proteção de APP

Curso destaca importância ecológica, socioeconômica e legal da proteção das APPs, além dos benefícios à produção agrícola

FAESP comenta alta nos custos da produção de leite

Coordenador da Comissão de Bovinocultura de Leite da entidade, Wander Bastos deu entrevista exclusiva ao Mercado & Companhia

São Paulo deve receber 50 milímetros de chuva no próximo fim de semana

Chuvas voltam a SP a partir do meio da semana

Frente fria trará precipitações pelo oeste e sul do estado de São Paulo