Estufa garante produção de hortaliças em períodos de chuvas

Apesar do alto custo, sistema protegido permite controle de temperatura e umidade e diminui risco de doenças

Estufa garante produção de hortaliças em períodos de chuvas

A produção de hortaliças em ambiente protegido, feito em bancadas dentro de estufas, é uma forma de se alcançar qualidade e produtividade em períodos chuvosos. Entre seus principais benefícios, as estruturas resguardam as plantações de danos causados pelas tempestades e de bactérias.

Porém, os produtores relatam uma dificuldade para a instalação das estufas: o preço. De acordo com um levantamento do sindicato rural de Mogi das Cruzes (SP), o custo médio por metro quadrado é de R$ 150. Valor que é distribuído entre sustentação, lonas plásticas, telas, irrigação e bancadas.

“O custo de investimento é muito alto. Temos que fazer financiamento para pagar aos poucos”, relata Yukio Yamakawa, produtor rural.

Entretanto, a lista de vantagens para o uso de sistemas protegidos é extensa e inclui controle de luminosidade, umidade e temperatura, entre outros fatores. “O sistema protegido é muito bom porque diminui a umidade relativa em comparação ao campo e faz com que diminuam as doenças fúngicas e bacterianas”, afirma Alberto Yamakawa, estudante de engenharia agronômica.

Veja a matéria completa exibida no Rural Notícias:

Notícias Relacionadas:

SENAR-SP oferece curso de florestamento para proteção de APP

SENAR-SP oferece curso de florestamento para proteção de APP

Curso destaca importância ecológica, socioeconômica e legal da proteção das APPs, além dos benefícios à produção agrícola

FAESP comenta alta nos custos da produção de leite

Coordenador da Comissão de Bovinocultura de Leite da entidade, Wander Bastos deu entrevista exclusiva ao Mercado & Companhia

São Paulo deve receber 50 milímetros de chuva no próximo fim de semana

Chuvas voltam a SP a partir do meio da semana

Frente fria trará precipitações pelo oeste e sul do estado de São Paulo