Confira o passo a passo de como plantar alface
Diante das medidas de quarentena, tem sido comum para muitas pessoas começar uma horta caseira
Diante das medidas de quarentena impostas pela pandemia, tem sido comum para muitas pessoas a busca por atividades de jardinagem e até o cultivo de hortas caseiras. E, para você que deseja apostar numa produção pequena de alimentos, hoje nós, do Família Nação Agro, vamos ensinar como plantar alface.
Iniciando o plantio
Para começar, pegue um talo da alface e o coloque em um pote com 2 cm de água até surgirem raízes em sua parte inferior, bem como folhas novas na parte superior. Nesse estágio, já é possível levar o alimento para um recipiente com terra.
Onde plantar
É possível plantar alface em vasos, floreiras, garrafas PET, caixotes de madeira ou direto na terra. Para quem mora no meio urbano, as floreiras são mais indicadas porque oferecem mais espaço e permitem que mais de 1 talo seja plantado.
Tipo de terra e clima ideais
A alface se dá melhor em terra bem nutrida, sem impurezas e farta em matéria orgânica. O húmus pode te ajudar a neutralizar a acidez do solo, pois a alface precisa ficar com o pH entre 6 e 7. Além de muita luz do sol, a alface deve ser cultivada numa área em que a temperatura ambiente não passe de 25°C.
Como fazer a rega
No caso da alface, a rega deve ocorrer dia sim, dia não, somando 4 dias de água por semana. Para quem optou por vasos, recomenda-se fazer furos pequena na base para que o excesso de água escoe e a terra não fique encharcada. O ideal é que a terra esteja úmida, mas não alagada.
Tempo para colher
A base de crescimento da alface é entre 60 e 90 dias, dependendo do tipo de alimento plantado. Para identificar o momento certo de colheita, veja se as folhas são volumosas e se a cor delas é semelhante as que você consume da feira ou mercado. O modo correto de colher é tirando até a raiz do solo, para que você possa plantar ali um novo talo.
Notícias Relacionadas:
SENAR-SP oferece curso de florestamento para proteção de APP
Curso destaca importância ecológica, socioeconômica e legal da proteção das APPs, além dos benefícios à produção agrícola
FAESP comenta alta nos custos da produção de leite
Coordenador da Comissão de Bovinocultura de Leite da entidade, Wander Bastos deu entrevista exclusiva ao Mercado & Companhia
Chuvas voltam a SP a partir do meio da semana
Frente fria trará precipitações pelo oeste e sul do estado de São Paulo