Confira o passo a passo de como plantar alface

Diante das medidas de quarentena, tem sido comum para muitas pessoas começar uma horta caseira

Confira o passo a passo de como plantar alface

Diante das medidas de quarentena impostas pela pandemia, tem sido comum para muitas pessoas a busca por atividades de jardinagem e até o cultivo de hortas caseiras. E, para você que deseja apostar numa produção pequena de alimentos, hoje nós, do Família Nação Agro, vamos ensinar como plantar alface.

Iniciando o plantio

Para começar, pegue um talo da alface e o coloque em um pote com 2 cm de água até surgirem raízes em sua parte inferior, bem como folhas novas na parte superior. Nesse estágio, já é possível levar o alimento para um recipiente com terra.

Onde plantar

É possível plantar alface em vasos, floreiras, garrafas PET, caixotes de madeira ou direto na terra. Para quem mora no meio urbano, as floreiras são mais indicadas porque oferecem mais espaço e permitem que mais de 1 talo seja plantado.

Tipo de terra e clima ideais

A alface se dá melhor em terra bem nutrida, sem impurezas e farta em matéria orgânica. O húmus pode te ajudar a neutralizar a acidez do solo, pois a alface precisa ficar com o pH entre 6 e 7. Além de muita luz do sol, a alface deve ser cultivada numa área em que a temperatura ambiente não passe de 25°C.

Como fazer a rega

No caso da alface, a rega deve ocorrer dia sim, dia não, somando 4 dias de água por semana. Para quem optou por vasos, recomenda-se fazer furos pequena na base para que o excesso de água escoe e a terra não fique encharcada. O ideal é que a terra esteja úmida, mas não alagada.

Tempo para colher

A base de crescimento da alface é entre 60 e 90 dias, dependendo do tipo de alimento plantado. Para identificar o momento certo de colheita, veja se as folhas são volumosas e se a cor delas é semelhante as que você consume da feira ou mercado. O modo correto de colher é tirando até a raiz do solo, para que você possa plantar ali um novo talo.

Notícias Relacionadas:

Turismo rural: caravana ensina a alcançar visitantes com marketing da propriedade

Segundo consultor do Sebrae-SP, 76% dos turistas consideram importante soluções digitais no turismo rural

Conheça 3 técnicas de combate a incêndios no campo

Conheça 3 técnicas de combate a incêndios no campo

Com tempo seco, o inverno é marcado pela recorrência de queimadas

Café arábica é aposta de produtores no Vale do Ribeira

Café arábica é aposta de produtores no Vale do Ribeira

Projeto de apoio à cafeicultura no município de Barra do Turvo tem o incentivo do SENAR-SP