Calor afeta preços de frutas e hortaliças vendidas no atacado

Boletim Prohort, da Conab, mostra movimento dos preços em setembro e tendências para outubro

Preços da cenoura aumentaram

De acordo com o 10º Boletim Prohort, divulgado pela Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), as altas temperaturas registradas no Brasil têm causado impacto nos preços de frutas e hortaliças vendidas nas Ceasas (Centrais de Abastecimentos). Isso acontece porque o calor acelera a maturação de alguns produtos e, com isso, o produtor tem que antecipar a colheita, afetando a oferta e os valores de comercialização.

O tomate foi um dos produtos que mais sofreu com os efeitos do calor, com alta nas cotações em praticamente todas as centrais analisadas pela Conab, sendo a maior variação em Brasília, de 32,5%. As temperaturas quentes também intensificaram a entrada da melancia no mercado, causando elevação de até 60% no valor em comparação com agosto deste ano. Já o mamão ficou mais barato no mercado atacadista pelo amadurecimento acelerado.

Segundo o documento da Conab, as condições climáticas ainda influenciaram na maior demanda pela laranja, algo que, somado a menor oferta da fruta, resultou na alta de preços. Por fim, a cenoura ficou mais cara em todos os mercados atacadistas analisados em setembro.

Contudo, para o mês de outubro, há expectativa de estabilidade nos preços, mas, em relação à média de setembro, os valores vêm declinando.

Notícias Relacionadas:

SENAR-SP oferece curso de florestamento para proteção de APP

SENAR-SP oferece curso de florestamento para proteção de APP

Curso destaca importância ecológica, socioeconômica e legal da proteção das APPs, além dos benefícios à produção agrícola

FAESP comenta alta nos custos da produção de leite

Coordenador da Comissão de Bovinocultura de Leite da entidade, Wander Bastos deu entrevista exclusiva ao Mercado & Companhia

São Paulo deve receber 50 milímetros de chuva no próximo fim de semana

Chuvas voltam a SP a partir do meio da semana

Frente fria trará precipitações pelo oeste e sul do estado de São Paulo