5 vantagens da energia solar aos produtores rurais

Atualmente, há mais de 60 linhas de crédito disponíveis para implementação de energia solar

5 vantagens da energia solar aos produtores rurais

Tema da última Caravana Família Nação Agro (clique aqui para conferir), a energia solar tem potencial para suprir a demanda enérgica de propriedades rurais, oferecendo ainda redução na conta de luz, sustentabilidade nas atividades e um investimento com bom custo-benefício.

Abaixo, listamos os principais benefícios ao produtor rural que aderir à instalação de energia solar. Veja!

1 – Assegura a autonomia energética

Os produtores que trabalham com o auxílio da energia solar no campo contam com a autonomia energética. Isso significa que eles deixam de depender de outras fontes não renováveis e, principalmente, da rede de energia elétrica. O que é interessante, uma vez que ainda existem regiões com estruturas precárias de sistema elétrico.

2 – Melhora a agricultura de precisão

A utilização dessa energia no campo resulta em uma economia de até 95% na conta de luz para os produtores. A diminuição nos custos da eletricidade é um fator fundamental para incentivar o aumento de painéis fotovoltaicos na propriedade, contribuindo também para a adoção técnicas sustentáveis e a agricultura de precisão.

3 – Reduz os custos com irrigação.

Muitos processos de irrigação demandam grande quantidade de energia elétrica para garantir um funcionamento adequado. No entanto, a energia solar no campo garante economia por aproveitar a alta incidência solar no país.

4 – Permite um melhor aproveitamento do espaço físico

Alguns produtores acreditam que adotar um sistema de geração de energia fotovoltaica não é uma alternativa viável, pois os painéis solares podem ocupar grandes espaços físicos. Contudo, já é possível adquirir usinas solares flutuantes, otimizando a conservação do meio ambiente e preservando a destinação do espaço em sua propriedade.

5 – Baixos custos das manutenções preventivas e corretivas

Mais uma vantagem da energia solar são os baixos custos com manutenções preventivas e corretivas. Vale ressaltar que, para garantir a economia na manutenção, é essencial um projeto bem elaborado e uma instalação correta da energia solar.

Fonte: Soliens

Notícias Relacionadas:

SENAR-SP oferece curso de florestamento para proteção de APP

SENAR-SP oferece curso de florestamento para proteção de APP

Curso destaca importância ecológica, socioeconômica e legal da proteção das APPs, além dos benefícios à produção agrícola

FAESP comenta alta nos custos da produção de leite

Coordenador da Comissão de Bovinocultura de Leite da entidade, Wander Bastos deu entrevista exclusiva ao Mercado & Companhia

São Paulo deve receber 50 milímetros de chuva no próximo fim de semana

Chuvas voltam a SP a partir do meio da semana

Frente fria trará precipitações pelo oeste e sul do estado de São Paulo