5 dicas para manejo das vacas secas sem perder a lucratividade

Período vai além de esgotar o leite da vaca,  é uma pausa necessária para garantir o bem-estar animal e desenvolvimento do bezerro

Vacas secas

Do contrário que muitos pensam, as chamadas “vacas secas”, aquelas que não produzem mais leite, necessitam de cuidados específicos. Este é um momento de descanso que varia de 45 a 60 dias antes do próximo parto previsto, sendo importante para a recomposição do organismo antes da próxima lactação e também para garantir uma formação do feto. 

A iniciação do período de secagem deve acontecer no décimo mês, ou seja no fim da lactação. Em uma propriedade eficiente, é preciso que o controle zootécnico esteja em dia, as vacas só podem ser secas caso haja diagnóstico de prenhez. 

Pensando nisso a Família Nação Agro buscou informações com o instrutor técnico do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de São Paulo, Paulo Roberto Rodrigues, para explicar que atualmente um dos maiores problemas na atividade leiteira é a falta de diagnóstico de prenhez. “Um dos maiores problemas é secar o animal sem um diagnóstico de lactação. A cobertura do animal é feita 07 meses atrás”. O período também melhora a condição corporal. A vaca irá parir num bom escore, entre 3 e 4.”  destacou o instrutor.

Benefícios ao secar a vaca

O período seco também beneficia a qualidade do colostro e peso do bezerro. Promove o descanso das glândulas mamárias e regeneração dos tecidos secretores do leite. Recupera o escore corporal, pois a vaca para parição é necessário um estrutura corporal mais adequada para que não sofra consequências. Evita queda de CMS, o consumo de matéria seca.

 

Veja 5 dicas do Nação Agro para secagem das vacas

  • Faça a ordenha conforme de costume e seque todo o leite do úbere; Se o produtor faz uma ordenha de manhã e de tarde, que esse processo seja feito nas duas etapas;
  • Aplique antibióticos para controle de mastite, isso também auxilia na prevenção quando retornar a lactação;
  • Leve o animal para região afastada da sala de ordenha, para não estimular produção de leite;
  • Coloque a vaca em local com pastagem seca para auxiliar na redução de produção do leite;
  •  Após duas semanas, é necessário encaminhar o animal para um pasto bom;

 

Aplicando as dicas também é possível garantir o bem-estar dos animais, diminuindo o estresse e o risco de infecções como mastite e distúrbios metabólicos. 

Abaixo você confere o escore corporal e as condições adequadas para cada momento.

 

1 –  Parto;

2 – Produção leiteira;

3 – Ingestão de matéria seca / Reserva energética corporal;

4  e 5 –  Crescimento fetal;

 

Registro Nação Agro

Na granja do produtor Fernando Tompski em Mogi das Cruzes, interior paulista, a estratégia em melhorar a pastagem trouxe bons resultados. São 32 piquetes rotacionados para atender as vacas leiteiras girolando. Uma iniciativa é levar os animais ao piquete após a segunda ordenha, e deixá-las pastando no fim da tarde e de noite, tudo para garantir bem-estar. A equipe do Nação Agro conversou com o pecuarista e visitou fazendas que conseguiram bons resultados após participarem dos cursos do Senar.

 

Reveja a matéria no vídeo abaixo: 

 

Notícias Relacionadas:

SENAR-SP oferece curso de florestamento para proteção de APP

SENAR-SP oferece curso de florestamento para proteção de APP

Curso destaca importância ecológica, socioeconômica e legal da proteção das APPs, além dos benefícios à produção agrícola

FAESP comenta alta nos custos da produção de leite

Coordenador da Comissão de Bovinocultura de Leite da entidade, Wander Bastos deu entrevista exclusiva ao Mercado & Companhia

São Paulo deve receber 50 milímetros de chuva no próximo fim de semana

Chuvas voltam a SP a partir do meio da semana

Frente fria trará precipitações pelo oeste e sul do estado de São Paulo