Confira o passo a passo de como plantar alface

Diante das medidas de quarentena, tem sido comum para muitas pessoas começar uma horta caseira

Confira o passo a passo de como plantar alface

Diante das medidas de quarentena impostas pela pandemia, tem sido comum para muitas pessoas a busca por atividades de jardinagem e até o cultivo de hortas caseiras. E, para você que deseja apostar numa produção pequena de alimentos, hoje nós, do Família Nação Agro, vamos ensinar como plantar alface.

Iniciando o plantio

Para começar, pegue um talo da alface e o coloque em um pote com 2 cm de água até surgirem raízes em sua parte inferior, bem como folhas novas na parte superior. Nesse estágio, já é possível levar o alimento para um recipiente com terra.

Onde plantar

É possível plantar alface em vasos, floreiras, garrafas PET, caixotes de madeira ou direto na terra. Para quem mora no meio urbano, as floreiras são mais indicadas porque oferecem mais espaço e permitem que mais de 1 talo seja plantado.

Tipo de terra e clima ideais

A alface se dá melhor em terra bem nutrida, sem impurezas e farta em matéria orgânica. O húmus pode te ajudar a neutralizar a acidez do solo, pois a alface precisa ficar com o pH entre 6 e 7. Além de muita luz do sol, a alface deve ser cultivada numa área em que a temperatura ambiente não passe de 25°C.

Como fazer a rega

No caso da alface, a rega deve ocorrer dia sim, dia não, somando 4 dias de água por semana. Para quem optou por vasos, recomenda-se fazer furos pequena na base para que o excesso de água escoe e a terra não fique encharcada. O ideal é que a terra esteja úmida, mas não alagada.

Tempo para colher

A base de crescimento da alface é entre 60 e 90 dias, dependendo do tipo de alimento plantado. Para identificar o momento certo de colheita, veja se as folhas são volumosas e se a cor delas é semelhante as que você consume da feira ou mercado. O modo correto de colher é tirando até a raiz do solo, para que você possa plantar ali um novo talo.

Notícias Relacionadas:

Curso de bordado do SENAR-SP atrai novos associados a sindicatos rurais

Curso de bordado do SENAR-SP atrai novos associados a sindicatos rurais

Disponível em todo o estado de São Paulo, curso propicia geração de renda e resgate cultural através da arte

Lavoura de algodão continua competitiva em algumas regiões de São Paulo

Lavoura de algodão continua competitiva em diversas regiões de São Paulo

Cultura ocupa cerca de 1,3 milhão de hectares em todo o Brasil

Curso de lã de ovelhas do SENAR-SP gera renda extra a produtoras rurais

Curso de lã de ovelhas do SENAR-SP gera renda extra a produtoras rurais

O curso abrange aspectos históricos da atividade, beneficiamento da matéria-prima e confecção de artefatos utilitários e decorativos