Muvuca de sementes: Conheça essa técnica de plantio mais econômica e eficiente

A equipe do Nação Agro foi a campo e preparou um novo técnica rural especial que vai mostrar o sistema de semeadura direta para recuperação de áreas nativas.

Muvuca

A muvuca de sementes é uma forma mais barata para recompor a vegetação em áreas de preservação permanente e reserva legal.Com a implantação do código florestal, os dados do ministério do meio ambiente apontam para a necessidade de recuperação de oitenta e cinco milhões de hectares entre áreas de preservação permanente e reserva legal. uma alternativa ao plantio de mudas é a semeadura direta de sementes de espécies nativas. no interior paulista essa técnica foi batizada de “muvuca”, palavra de origem indígena que significa mistura.

A técnica provém da mistura de mais de 30 espécies de sementes nativas, grãos e areia. A prática adotada é a do plantio a lanço, feito por máquinas que trabalham com esteiras. As áreas de plantio precisam estar subsoladas e devem ser gradeadas logo após a semeadura. As sementes também devem sofrer choque térmico antes de serem lançadas na terra.

Saiba todos os detalhes dessa técnica que está facilitando a produção rural e reduzindo custos aos agricultores, no Programa Técnica Rural, com o repórter Tobias Ferraz.

Notícias Relacionadas:

3 lições que o SENAR-SP dá a jovens empreendedores rurais

3 lições que o SENAR-SP dá a jovens empreendedores rurais

Programa oferece conhecimentos sobre educação socioambiental, convivência profissional e negócios

Sindicato rural de Cruzeiro celebra capacitação de produtores para turismo rural

Sindicato rural de Cruzeiro celebra capacitação de produtores para turismo rural

Caravana no município paulista ofereceu dicas sobre marketing no turismo rural e soluções digitais

Turismo rural: caravana ensina a alcançar visitantes com marketing da propriedade

Segundo consultor do Sebrae-SP, 76% dos turistas consideram importante soluções digitais no turismo rural