Piscicultura: veja como manter engorda da tilápia no inverno

O instrutor do SENAR-SP Odenir Rossafa Garcia ensina como fazer a manutenção da alimentação e saúde dos peixes

Piscicultura: veja como manter engorda da tilápia no inverno

A mudança de estação traz seus impactos para o agronegócio. Com a chegada do inverno, que começou no final de junho e irá durar até 22 de setembro, o homem do campo precisa estar pronto para encarar o período mais frio do ano. Por isso, no quadro “Pergunta do Produtor” desta semana, você irá aprender a manter a engorda da tilápia mesmo durante este momento de baixas temperaturas.

Afinal, conforme dúvida enviada pelo piscicultor Diego Rodrigues, as tilápias se alimentam muito menos no frio, o que dificulta o ganho de peso dos peixes e pode resultar em prejuízos ao produtor rural. Sendo assim, nossa equipe convidou o instrutor do SENAR-SP (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de São Paulo) Odenir Rossafa Garcia para ensinar como fazer a manutenção da alimentação e saúde dos animais.

Confira as dicas:

1 – Troca total ou parcial da água: ao colocar nova água no tanque, é possível aumentar a temperatura e a disponibilidade de oxigênio. O especialista recomenda que a substituição da água seja feita simultaneamente. Para ter segurança nesse processo, faça o acompanhamento da temperatura da água com termômetro.

2 – Aplicação de sal grosso: Garcia orienta que se jogue sal boiadeiro, na proporção de 100 gramas para cada metro quadrado de lâmina do seu tanque. Essa prática quinzenal ou mensalmente ajuda a evitar doenças e parasitas, que ameaçam a piscicultura nesta época do ano.

Assista ao vídeo completo:

Notícias Relacionadas:

4 aplicações da internet 5G no agronegócio

Segundo o governo federal, a conexão 5G deve chegar ao Brasil em 2022

Confira 4 dicas para otimizar a colheita do milho

Com a abertura da colheita do milho, é necessário realizar bem esse processo para não sofrer com excessivas perdas

Conheça 4 doenças que mais atingem suínos

Conheça 4 doenças que mais atingem suínos

Em São Paulo, o mercado de suínos está aquecido e com preços vantajosos ao produtor