Turismo rural agrega valor a propriedade; conheça 5 benefícios

Palestra em Dia de Campo Seguro mostra como lucrar com turismo rural no período pós-pandemia

turismo-rural-dia-de-campo-seguro-brotas

Seja como fonte de renda principal e complementar, o turismo rural é uma atividade importante a ser explorada pelo homem do campo. Porém, seja pela crise econômica ou situação de pandemia, o setor se viu prejudicado pela redução no número de visitantes.

Contudo, com a retomada das atividades após a pandemia, a tendência é que os turistas voltem a circular, até mesmo em maior número. Por isso, a gerente de relações institucionais da Aprecesp (Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo), Marcia Azeredo, mostra como o turismo rural pode agregar valor a pequenos estabelecimentos agrícolas.

Vale ressaltar que o turismo no meio rural consiste em atividades de lazer em várias modalidades definidas com base na oferta de atividades ecológicas, de aventura, negócios e eventos, saúde, cultura e esportes. Sendo assim, abaixo, você confere os benefícios de se investir nesta modalidade de turismo e porque ela é tão importante.

Novas oportunidades de negócios

Adaptar sua propriedade com atividades atrativas aos visitantes pode gerar renda para o ano inteiro ou assegurar boa margem de lucro em temporadas de férias. Além disso, abre-se a possibilidade de receber eventos, o que deve ser financeiramente interessante.

Melhoria da qualidade de vida da população

Ao ter sua propriedade como destino de turistas, se faz válido contato como poder público para que sua região receba investimentos na manutenção das estradas, sistema de coleta seletiva, reciclagem do lixo, tratamento de água, iluminação pública e sinalização indicativa, por exemplo.

Valorização cultural

Segundo Azeredo, alguns dos maiores atrativos da atividade turística são folclore, trabalhos manuais, “causos” e a gastronomia. Com o turismo rural, você garante que a história de sua família ou localidade não sejam perdidas com o passar do tempo.

Conservação de processos produtivos tradicionais

Aliás, a gastronomia é um capítulo à parte para o turismo rural. É graças ao diferencial na forma de produção de alimentos que o público procura estabelecimentos com aquela comida da fazenda ou selo artesanal que não se encontram no meio urbano.

Preservação de áreas naturais

Além de garantir renda ao homem do campo, o turismo rural ajuda na manutenção da natureza, uma vez que trilhas, rios e cachoeiras são algumas das atrações mais buscadas pelos turistas. Benéficas para quem visita, atividades de ecoturismo também podem aumentar a consciência ambiental dos anfitriões, que passam a depender de áreas verde conservadas para conquistar os hóspedes.

Abaixo, assista à palestra completa:

O projeto Família Nação Agro é uma ação do Sistema FAESP/SENAR-SP para capacitar, promover e incentivar o produtor rural de São Paulo.

Notícias Relacionadas:

SENAR-SP oferece curso de florestamento para proteção de APP

SENAR-SP oferece curso de florestamento para proteção de APP

Curso destaca importância ecológica, socioeconômica e legal da proteção das APPs, além dos benefícios à produção agrícola

FAESP comenta alta nos custos da produção de leite

Coordenador da Comissão de Bovinocultura de Leite da entidade, Wander Bastos deu entrevista exclusiva ao Mercado & Companhia

São Paulo deve receber 50 milímetros de chuva no próximo fim de semana

Chuvas voltam a SP a partir do meio da semana

Frente fria trará precipitações pelo oeste e sul do estado de São Paulo