Família Nação Agro mostra dificuldades e soluções na produção leiteira

Nesta semana, o projeto Família Nação Agro foi a Santa Rita do Passa Quatro debater sobre saúde e alimentação do gado de leite

Família Nação Agro mostra dificuldades e soluções na produção leiteira

Com o retorno dos Dias de Campo Seguros, o projeto Família Nação Agro aproveitou a semana para discutir as dificuldades encaradas pelo homem do campo na produção de leite, além de mostrar também dicas e soluções para quem investe neste segmento. O assunto foi destaque no evento realizado em Santa Rita do Passa Quatro, no interior de São Paulo, e também rendeu matérias exibidas durante a programação do Canal Rural.

No domingo, 22, o Técnica Rural foi até o município de Guaratinguetá para acompanhar a produção de mozarela de búfala na propriedade da família Reiss. O laticínio tem sua fórmula passada de geração em geração e aprimorada ao longo dos anos, o que vem agregando valor ao alimento, pelo fato de que a mozarela é rica em proteínas e vitaminas A, B2 e D, que ajudam no combate a doenças como esclerose múltipla e artrite reumatoide.

Na quarta-feira, 25, Mercado & Companhia mostrou como os cursos do SENAR-SP vêm ajudando a diversificar a produção em Santa Rita do Passa Quatro, uma vez que os produtores estão cada vez mais se dedicando ao leite orgânico. “A produção de orgânico tem sido fomentada pelo sindicato rural, pelo SENAR-SP, através de cursos de inseminação artificial, de manejo de gado, para estimular ainda mais a produção de leite de qualidade no município”, disse Sérgio Carnielli, presidente do sindicato rural de Santa Rita do Passa Quatro.

Porém, mesmo com as alternativas para valorizar o leite, os pecuaristas são prejudicados pela alta dos custos e pelo clima desfavorável ao cultivo de pasto, o que acarreta aumento de gastos com a alimentação dos bovinos. E o Rural Notícias, na quinta-feira, 27, trouxe relatos de Carnielli sobre como os produtores estão procurando soluções para esta situação alarmante.

“Para substituir o volumoso, o pessoal está comprando milho verde picado após a retirada do milho verde para consumo humano nas feiras. É uma solução encontrada para a falta de alimento volumoso. Agora, para o aumento do preço dos grãos, do concentrado, não tem muita alternativa na região. O que vamos fazer agora? Vamos torcer para chover”, contou.

Veja a matéria completa:

O Projeto Família Nação Agro é uma iniciativa do Sistema FAESP/SENAR-SP para capacitar, promover e incentivar o produtor rural do estado de São Paulo.

Notícias Relacionadas:

Semana será marcada por chuvas no sul de São Paulo

Semana terá chuvas no sul de São Paulo

Previsão aponta tempo seco e nublado no centro e norte do estado

3 lições que o SENAR-SP dá a jovens empreendedores rurais

3 lições que o SENAR-SP dá a jovens empreendedores rurais

Programa oferece conhecimentos sobre educação socioambiental, convivência profissional e negócios

Sindicato rural de Cruzeiro celebra capacitação de produtores para turismo rural

Sindicato rural de Cruzeiro celebra capacitação de produtores para turismo rural

Caravana no município paulista ofereceu dicas sobre marketing no turismo rural e soluções digitais