Doma de equinos é exercício de paciência, disciplina, empenho e encantamento

Em Dia de Campo Seguro, médico veterinário Paulo Gil disse que é preciso estudar os animais e conhecer como se comunicam

doma-nuporanga

Nuporanga recebeu o Dia de Campo Seguro e os produtores rurais do município conheceram um pouco mais sobre bem-estar animal na doma racional em palestra ministrada pelo veterinário Paulo Cesar Nunes Gil.

Entre outros aspectos, o Dr. Paulo Gil abordou como se deve ter respeito pelos animais, motivo principal do seu bem-estar. “Antigamente – e em alguns lugares até hoje –, os cavalos eram tratados de maneira errada. A doma era feita como em espetáculos circenses. Isso não funciona. Os cavalos são indivíduos e têm medo de como os seres humanos os tratam. Por isso, a doma é um exercício de paciência, disciplina, empenho e até encantamento. É preciso estudar os animais, conhecer como se comunicam com a natureza. Eles são seres individuais e excepcionais”.

O Coordenador de Cursos do SENAR em Nuporanga, Tiago Stabile, falou sobre a importância dos cursos voltados para a disseminação de conhecimentos aos produtores rurais. “Temos diversos cursos gratuitos para os produtores rurais. Todos com certificação válida em território nacional e que estão acontecendo seguindo todas as normas de segurança observadas pelos órgãos de saúde. Quem deseja participar deve procurar o SENAR e se inscrever”.

Abaixo, assista à palestra de Paulo Gil sobre doma racional:

Projeto Família Nação Agro é uma iniciativa do Sistema FAESP/SENAR-SP para capacitar, promover e incentivar o produtor rural do estado de São Paulo.

Por Texto Assessoria

Notícias Relacionadas:

Sindicato rural de Cruzeiro celebra capacitação de produtores para turismo rural

Sindicato rural de Cruzeiro celebra capacitação de produtores para turismo rural

Caravana no município paulista ofereceu dicas sobre marketing no turismo rural e soluções digitais

Turismo rural: caravana ensina a alcançar visitantes com marketing da propriedade

Segundo consultor do Sebrae-SP, 76% dos turistas consideram importante soluções digitais no turismo rural

Conheça 3 técnicas de combate a incêndios no campo

Conheça 3 técnicas de combate a incêndios no campo

Com tempo seco, o inverno é marcado pela recorrência de queimadas