6 dicas para melhorar a segurança da sua propriedade

Comandante da Polícia Militar mostra como medidas simples podem aumentar a proteção do produtor rural

6 dicas para melhorar a segurança da sua propriedade

O isolamento do campo pode deixar o produtor rural com a sensação de insegurança, seja pela distância entre vizinhos, vias públicas movimentadas ou postos policiais. Porém, uma série de medidas pode tornar a propriedade mais segura, diminuindo as chances de invasões, roubos e outros crimes. Esse foi o tema da Caravana Família Nação Agro no município de Itápolis (SP), nesta quinta-feira, 23, que contou com transmissão ao vivo pelo Canal Rural no YouTube.

Com a volta do público – seguindo todos os protocolos de distanciamento e proteção contra coronavírus –, o projeto do SENAR-SP (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de São Paulo) trouxe uma necessária palestra sobre “medidas primárias de segurança no campo”, ministrada por Lúdio Eduardo Veludo, comandante da Polícia Militar de Itápolis, Taquaritinga e Fernando Prestes.

Abaixo, você confere 6 dicas práticas para proteger sua propriedade rural:

1 – Delimitação de cercas

A instalação de cercas, telas e alambrados não só dificulta a entrada de invasores, como também deixa evidente que a área faz parte de uma propriedade privada.

2 – Iluminação e poda de árvores

Para evitar pontos cegos em sua propriedade, mantenha um sistema de iluminação amplo, cobrindo pontos de acesso e as áreas no entorno de dormitórios e depósitos. A manutenção de árvores também impede que sua fazenda tenha áreas com vista bloqueada.

3 – Monitoramento e guarda animal

Animais como cães e gansos não podem ser os únicos responsáveis pela segurança da propriedade, mas podem intimidar invasores e funcionam como alertas sonoros para qualquer movimentação estranha em sua fazenda.

4 – Não deixe maquinários ou implementos agrícolas expostos

Equipamentos e outros bens de valor, quando muito visíveis – especialmente no período da noite – podem atrair a atenção de criminosos. Por isso, guarde máquinas e insumos em um galpão ou paiol.

5 – Conheça seus vizinhos e colaboradores

Além de manter uma boa relação com os vizinhos, é importante que você conheça o histórico das pessoas que trabalham em sua propriedade para evitar surpresas indesejadas.

6 – Chame a polícia caso se depare com atividades suspeitas

Mesmo seguindo todas essas medidas de segurança, pode ser que você se depare com atividades suspeitas no entorno da propriedade, vias públicas ou em áreas próximas de vizinhos. Diante de dúvidas, não hesite em chamar a polícia!

Notícias Relacionadas:

vaca malhada em preto e branco de perfil com pasto verde ao fundo

Caravana do SENAR-SP dará dicas de produção e manejo de leite a pasto

Programa será transmitido de Caiuá (SP), na quarta-feira (27), a partir das 10h, pelo YouTube do Canal Rural

São Paulo: semana começa com alta nos preços do leite e milho

Em via oposta, valores do boi gordo e café arábica registraram baixas

São Paulo deve receber chuvas em sequência até início de junho

Chuva irá se concentrar na divisa entre SP e MG durante a semana

Precipitações devem manter a umidade do solo em níveis adequados para desenvolvimento agrícola