AgroSP: plataforma é lançada para conectar produtor rural a compradores

Integrado ao sistema de geolocalização, site pretende incentivar o comércio regional de produtos agropecuários

AgroSP: plataforma é lançada para conectar produtor rural a compradores

Foi lançada na quinta-feira, 17, a plataforma AgroSP, que chega com o objetivo de conectar, de forma simples e gratuita, todos os agentes da cadeia do agro, possibilitando que especialmente pequenos produtores aumentem suas vendas e os atacadistas e compradores em geral encontrem maior variedade de produtos locais.

O site AgroSP (www.agrosp.sp.gov.br) surgiu como solução pós-pandemia, considerando a mudança de hábitos de consumo e crescimento do comércio eletrônico. Assim, vendedores e compradores (supermercados, atacadistas, restaurantes, sacolões, feiras-livres etc.) poderão acessar a ferramenta para encontrar e fazer negócio com segurança e sem atravessadores.

O AgroSP permite o cadastramento de produtores, cooperativas rurais e agroindústrias envolvidos na produção e comercialização de produtos agropecuários, para facilitar o ingresso do pequeno produtor ao mercado. Nesse cadastro, que pode ser feito por celular, o produtor deve descrever a lista de produtos e sua localização, além de informar disponibilidade para emissão de nota fiscal e modalidades de relação comercial.

Integrado ao sistema de geolocalização, o site gera um mapa das regiões específicas e disponibiliza dados como lista de produtos, preço e contato dos produtores, permitindo a concretização dos negócios. Deste modo, o AgroSP pretende incentivar a compra de produtos de agricultores locais.

Até o momento, segundo o governo estadual, cerca de 1400 produtores já estão cadastrados no sistema por meio da DAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf), bem como 1500 empresas, que somam 4500 lojas.

“É um passo gigante que estamos dando em São Paulo no plano digital, agora que as pessoas, pelas circunstâncias, estão mais habituadas e confiantes na virtualidade dos negócios. É um bom momento para fazer o lançamento dessa plataforma, que vai gradualmente ocupar um espaço que hoje é um espaço físico”, disse João Doria, governador de São Paulo.

Notícias Relacionadas:

Turismo rural: curso do SENAR-SP atendeu quase 20 mil produtores; veja os benefícios

Turismo rural: curso do SENAR-SP atendeu quase 20 mil produtores; veja os benefícios

Agroturismo valoriza a cultura local e cria oportunidades econômicas

Em São Paulo, semana será de tempo seco e altas temperaturas

Em São Paulo, semana será de tempo seco e temperaturas altas

Segundo a Somar Meteorologia, chuvas devem retornar ao estado paulista entre outubro e novembro

Turismo rural: conheça o caminho para empreender no campo

Turismo rural: conheça o caminho para empreender no campo

Caravana do SENAR-SP deu exemplos práticos de atrações que fazem sucesso entre turistas