Dia do Agricultor: veja 9 dicas para inovar nos negócios

Modernizar sua propriedade pode ser o passo necessário para aumentar a produtividade e ingressar no mercado

campo com agricultor

O crescente mercado de produtos vindos de pequenas propriedades de agricultura familiar tem proporcionado novas oportunidades a esses produtores. O consumidor tem demonstrado boa aceitação dos produtos com menos agrotóxicos e que são mais bem cuidados pelo agricultor.

Neste Dia do Agricultor, aqui vão 5 dicas para que os produtores da agricultura familiar possam aumentar sua produtividade sem reduzir a qualidade dos produtos. Assim, será possível fazer a propriedade rural render mais sem ampliar a carga de trabalho ou precisar aumentar a equipe:

1 – Vincule-se a cooperativas rurais e associações

As cooperativas e associações de produtores rurais são muito úteis ao agronegócio familiar, pois abrem portas de parceiras entre produtores e possibilitam a utilização de linhas de crédito especiais para o ramo. Além disso, ainda são ampliadas as oportunidades de cursos de profissionalização voltadas para os agricultores rurais, algo que estimula o aprendizado de novas práticas para aumentar a lucratividade da propriedade rural. As associações e cooperativas rurais de modo geral auxiliam o produtor a crescer o seu negócio e se fazer mais presente no mercado de sua região.

Existem exemplos de cooperativas e associações que provêm ao produtor rural tecnologia quando um sozinho não tem possibilidade de adquirir máquinas de colheita e cultivo de terra como perfuradores de solo e roçadeiras. São nesses casos que podemos entender como esse tipo de parceria pode trazer mais benefícios ao produtor rural, permitindo um crescimento muito mais rápido em seu negócio.

2 – Invista em capacitação da equipe

A profissionalização das equipes de agricultura familiar tem ajudado as propriedades rurais a renderem mais, pois possibilitam a utilização de técnicas de plantio, colheita e outros itens mais eficazes – o que ajuda na melhoria da qualidade dos alimentos.

Além disso, ao estudar todas as possibilidades da agricultura, os membros de sua família que atuam na propriedade rural têm a chance de adotar sistemas mais sustentáveis e permitirem que a família retire da terra e das demais atividades do agronegócio todo o seu sustento, mas se mantendo de forma produtiva por mais tempo.

Os atuantes na propriedade rural de negócios relacionados à agricultura familiar podem buscar cursos técnicos-profissionalizantes, assim como cursos à distância para quem não tem a possibilidade de reservar um período maior da semana para o estudo.

3 – Busque tecnologia para mais produtividade

Um dos desafios do produtor rural é produzir mais com sua pequena estrutura. Para isso, é necessário investir em maquinário, que o irá auxiliar a otimizar e ampliar a sua produção ao diminuir o tempo de execução em várias etapas do processo produtivo, além do ganho em eficiência.

Seja no maquinário para plantio, colheita ou para operação do negócio de agricultura familiar, o homem do campo pode aumentar sua produtividade e ainda assim elevar a qualidade dos produtos ofertados devido a agilidade, já que eles estarão em melhores condições por mais tempo.

4 – Implante gestão profissional

Assim como a profissionalização pode ajudar na melhoria real da produtividade de uma propriedade rural, a gestão profissional dessa propriedade rural também é fundamental para que o negócio da família possa render mais financeiramente. A atenção com impostos, logística e organização financeira do negócio é muito importante para que a propriedade rural gere à família maior lucratividade ao fazer as escolhas de negócio corretas.

Quando falamos sobre a profissionalização da equipe essa questão da gestão é um tópico que certamente também fará parte do estudo de quem for buscar mais informações para melhorar seu trabalho no campo.  A importância da gestão profissional está em elevar a propriedade rural a um patamar de negócio e eliminar a ideia de que a propriedade rural deve servir apenas a subsistência do produtor rural e sua família.

5 – Implante tecnologia de gestão

Para auxiliar o produtor rural nesse amadurecimento do seu negócio a dica é estudar algumas das opções de softwares de gestão rural disponíveis no mercado. Ele contribuirá para melhorar a organização do agronegócio, bem como definir processos de controle que englobam desde a gestão financeira até a gestão de insumos, logística, vendas, negociações e tudo mais.

Com um software de gestão rural o produtor pode economizar tempo nas questões relativas à gestão do negócio, algo que em geral acaba por exigir muita atenção. Com a economia de tempo na gestão de negócio o agricultor pode se preocupar mais com o produto, o que sempre foi o seu foco, e assim manter sua qualidade.

Fonte: Royal Máquinas

Notícias Relacionadas:

São Paulo deve receber chuvas em sequência até início de junho

São Paulo: início da primavera será marcado por retorno das chuvas

De acordo com a Somar Meteorologia, a expectativa é de que alguns municípios recebam mais de 25 milímetros

cesta de orgânicos organizar a cadeia

SENAR-SP disponibiliza 5 cursos para manejo de orgânicos

Atendendo as necessidades dos produtores, agricultura orgânica une ciência e tradição em cultivo sem produtos sintéticos

6 dicas para melhorar a segurança da sua propriedade

6 dicas para melhorar a segurança da sua propriedade

Comandante da Polícia Militar mostra como medidas simples podem aumentar a proteção do produtor rural