5 coisas que você não sabia que podem virar adubo

Para economizar com fertilizantes em uma propriedade rural ou impulsionar a horta na cidade, a dica é apostar em adubo orgânico

5 coisas que você não sabia que podem virar adubo

Seja para você economizar com fertilizantes em uma pequena propriedade rural ou impulsionar sua horta caseira no meio urbano, uma dica é apostar nos adubos orgânicos, que podem muito bem ser preparados com materiais que se tem em casa. Por isso, no post de hoje, vamos te ensinar a reaproveitar elementos inusitados que vão ajudar a aumentar a plantação!

Confira a lista com 5 coisas que você não sabia que podem virar adubo:

Cascas de crustáceos

As cascas de caranguejo, camarão ou lagosta que sobram das refeições não precisam mais ir para o lixo! Para usar as cascas como adubo, abra um buraco com mais de 40 cm de profundidade no solo e deixa-as na terra por 1 mês. Esses materiais oferecem fósforo e nitrogênio para o solo e podem ser retirados e aproveitados em outro local.

Restos de peixes

Nessa mesma toada, partes de peixes como rabos, cabeças e entranhas podem adubar a terra, especialmente em plantações de vegetais que precisam de muito nitrogênio. A orientação é de que se faça o mesmo procedimento realizado com crustáceos

Cinzas de madeira

Misture aproximadamente ¼ de uma xícara de cinzas de madeira com 1 litro de água e borrife na horta por pelo menos uma vez ao mês. Essas cinzas são fartas em potássio, fosfato e microminerais, ajudando no combate de pragas e aumentando a resistência das plantas.

Confrei

A planta medicinal conhecida como confrei ou consolda-maior é rica em magnésio, potássio, fósforo, vitaminas e sais minerais. Após colher a erva, misture cada folha a meio copo de água, ecoe a água e aplique as folhas direto na terra.

Urtigas

Utiliza luvas para colher as folhas e coloque-as de molho em um balde com água por uma semana, longe do sol ou temperaturas extremas. Depois, descarte as folhas e use o líquido restante para borrifar semanalmente o solo e os vegetais.

Usando esses materiais, sua horta tem tudo para lhe render muitos frutos!

Notícias Relacionadas:

Turismo rural: curso do SENAR-SP atendeu quase 20 mil produtores; veja os benefícios

Turismo rural: curso do SENAR-SP atendeu quase 20 mil produtores; veja os benefícios

Agroturismo valoriza a cultura local e cria oportunidades econômicas

Em São Paulo, semana será de tempo seco e altas temperaturas

Em São Paulo, semana será de tempo seco e temperaturas altas

Segundo a Somar Meteorologia, chuvas devem retornar ao estado paulista entre outubro e novembro

Turismo rural: conheça o caminho para empreender no campo

Turismo rural: conheça o caminho para empreender no campo

Caravana do SENAR-SP deu exemplos práticos de atrações que fazem sucesso entre turistas