Alimentação e vacinação impactam na eficiência reprodutiva

Veterinário Rodrigo Rodrigues explica que boa alimentação e vacinação são elementos para melhorar porcentagem de prenhez

eficiencia-reprodutiva-pecuaria-de-leite-nacao-agro

Por conta da área ser pequena em algumas propriedades rurais, o produtor nem sempre tem a possibilidade de ter muitos animais, o que pode afetar a produção na pecuária de leite. Porém, para contornar esta situação, o médico veterinário, Rodrigo Rodrigues, relaciona boa alimentação e vacinação como elementos importantes na eficiência reprodutiva.

“A reprodução é muito importante porque sem a reprodução não tem a prenhez e sem a prenhez não tem a produção de leite”, diz, abrindo a apresentação no Dia de Campo Seguro, realizado em Tupã (SP), na última quinta-feira, 03. A Caravana Família Nação Agro é um projeto do Senar São Paulo, que tem como objetivo capacitar produtores rurais do estado.

Por isso, o especialista diz que “cada vez mais o produtor tem que emprenhar o seu gado, para poder ter um bom índice na produção leiteira”.

Fatores importantes

Segundo Rodrigues, é preciso que o homem do campo reúna o máximo de dados sobre sua propriedade para assim identificar gargalos, isto é, as necessidades que podem interferir na reprodução.

De acordo com o veterinário, entre os fatores que o produtor rural deve se atentar estão: Período de Serviço (PS), Período de Espera Voluntário (PEV), vacas aptas, Taxa de Detecção de Estro (TDE), Taxa de Serviço (Inseminação), taxa de concepção, taxa de prenhez e Dias Em Lactação (DEL).

“Tudo isso tem que ser avaliado para se ter um índice da propriedade, se ela está eficiente ou não na parte da reprodução. Esses índices estão interligados. O período de serviço está ligado ao período voluntário, que está ligado ao número de vacas aptas, a taxa de detecção de cio”, explica.

Balanço energético

Entre os principais empecilhos para um melhor rendimento, Rodrigues aponta para o balanço energético, ou seja, a questão nutricional.

“O primeiro problema que a gente tem que olhar é o balanço energético, que é o que mais acomete e interfere. Ele interfere principalmente no retorno ao primeiro cio se você não tiver uma boa alimentação”, afirma.

“Um pré-parto pode ajudar nisso. Você não tem muita energia, tem uma quantidade de alimento que já vai adaptar ao início de lactação”, indica o veterinário.

No vídeo abaixo, você confere a explicação completa e mais dicas para eficiência reprodutiva:

Notícias Relacionadas:

Café premiado em Pardinho

Em Pardinho, produtores vendem saca de café premiado por R$ 1500

Cafés premiados foram arrematados pela 3 Corações com preços acima do valor de mercado

Mapa realiza fiscalização de rastreabilidade na Ceagesp

Ação teve como objetivo o fortalecer e ampliar conscientização sobre o cumprimento da rastreabilidade em produtos hortigranjeiros

Pousada ao pôr-do-sol com árvores é opção para turismo rural

Inovação ajuda na retomada de turismo rural em São Paulo

Demanda por turismo rural deve aumentar com a flexibilização das atividades no estado