4 vantagens de fazer o curso de apicultura do SENAR-SP

Criação de abelhas com ferrão possibilita produção de mel, pólen, própolis, cera, geleia real e serviços de polinização

4 vantagens de fazer o curso de apicultura do SENAR-SP

Apicultura é a criação de espécies de abelhas do gênero Apis (abelhas com ferrão) para finalidades comerciais. A atividade surge como opção para ajudar o homem do campo a gerar renda extra em sua propriedade, mas carece de capacitação ao trabalhador rural. Por isso, o SENAR-SP (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de São Paulo) oferece em todo o estado de São Paulo um programa que ensina do manejo do apiário à comercialização.

Variedade de produtos

A prática permite o uso das abelhas para produção de mel, pólen apícola, própolis, cera, geleia real e apitoxina ou serviços de polinização. Pela variedade de opções, o produtor pode direcionar sua atividade de forma a atender as demandas do mercado e, consequentemente, obter um lucro maior.

Linguagem simples

Com linguagens simples, o curso prioriza a prática, aliando conhecimentos técnicos ao trabalho diário dos produtores e trabalhadores rurais. Os temas são definidos pelas equipes profissionais que ministram os ensinos, considerando demandas levantadas pelas Casas da Agricultura.

Capacitação

Por conta dos protocolos de segurança necessários para combater a pandemia, o curso disponibiliza até 12 vagas por turma. A ação é dividida em 6 módulos, com 32 horas cada um, sendo realizado aos finais de semana.

No módulo 1, o tema é Implantação do apiário; módulo 2 – Produção de mel; módulo 3 – Produção de pólen; módulo 4 – Produção de rainhas e geleia real; módulo 5 – Produção de própolis; módulo 6 – Gestão e planejamento do apiário.

“No programa, a turma vai aprender a trabalhar com abelhas Apis melífera, que são abelhas com ferrão, a colher o principal produto, que é o mel, além de pólen, própolis e geleia real, e comercializá-los. Hoje há uma grande procura por esse produto, então o programa também é uma forma de eles agregarem valores e aumentarem os rendimentos na propriedade”, diz Edson Antônio Guarido Ribeiro, instrutor do SENAR-SP, que deu aulas em Birigui (SP).

Inscrição gratuita

As inscrições para o curso do SENAR-SP são gratuitas e os interessados podem pesquisar a disponibilidade do programa nos sindicatos rurais e no link a seguir: educacao.faespsenar.com.br

 

Notícias Relacionadas:

Semana será marcada por chuvas no sul de São Paulo

Semana terá chuvas no sul de São Paulo

Previsão aponta tempo seco e nublado no centro e norte do estado

3 lições que o SENAR-SP dá a jovens empreendedores rurais

3 lições que o SENAR-SP dá a jovens empreendedores rurais

Programa oferece conhecimentos sobre educação socioambiental, convivência profissional e negócios

Sindicato rural de Cruzeiro celebra capacitação de produtores para turismo rural

Sindicato rural de Cruzeiro celebra capacitação de produtores para turismo rural

Caravana no município paulista ofereceu dicas sobre marketing no turismo rural e soluções digitais