4 vantagens de fazer o curso de apicultura do SENAR-SP

Criação de abelhas com ferrão possibilita produção de mel, pólen, própolis, cera, geleia real e serviços de polinização

4 vantagens de fazer o curso de apicultura do SENAR-SP

Apicultura é a criação de espécies de abelhas do gênero Apis (abelhas com ferrão) para finalidades comerciais. A atividade surge como opção para ajudar o homem do campo a gerar renda extra em sua propriedade, mas carece de capacitação ao trabalhador rural. Por isso, o SENAR-SP (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de São Paulo) oferece em todo o estado de São Paulo um programa que ensina do manejo do apiário à comercialização.

Variedade de produtos

A prática permite o uso das abelhas para produção de mel, pólen apícola, própolis, cera, geleia real e apitoxina ou serviços de polinização. Pela variedade de opções, o produtor pode direcionar sua atividade de forma a atender as demandas do mercado e, consequentemente, obter um lucro maior.

Linguagem simples

Com linguagens simples, o curso prioriza a prática, aliando conhecimentos técnicos ao trabalho diário dos produtores e trabalhadores rurais. Os temas são definidos pelas equipes profissionais que ministram os ensinos, considerando demandas levantadas pelas Casas da Agricultura.

Capacitação

Por conta dos protocolos de segurança necessários para combater a pandemia, o curso disponibiliza até 12 vagas por turma. A ação é dividida em 6 módulos, com 32 horas cada um, sendo realizado aos finais de semana.

No módulo 1, o tema é Implantação do apiário; módulo 2 – Produção de mel; módulo 3 – Produção de pólen; módulo 4 – Produção de rainhas e geleia real; módulo 5 – Produção de própolis; módulo 6 – Gestão e planejamento do apiário.

“No programa, a turma vai aprender a trabalhar com abelhas Apis melífera, que são abelhas com ferrão, a colher o principal produto, que é o mel, além de pólen, própolis e geleia real, e comercializá-los. Hoje há uma grande procura por esse produto, então o programa também é uma forma de eles agregarem valores e aumentarem os rendimentos na propriedade”, diz Edson Antônio Guarido Ribeiro, instrutor do SENAR-SP, que deu aulas em Birigui (SP).

Inscrição gratuita

As inscrições para o curso do SENAR-SP são gratuitas e os interessados podem pesquisar a disponibilidade do programa nos sindicatos rurais e no link a seguir: educacao.faespsenar.com.br

 

Notícias Relacionadas:

Vinhos são atração no turismo rural

SENAR-SP ensina como identificar o potencial turístico de sua propriedade

Implantar um ponto de vendas na propriedade é uma das maneiras de lucrar com visitantes

Sistema FAESP/SENAR-SP e Sebrae abrem edital para programa de inovação rural

Sistema FAESP/SENAR-SP e Sebrae abrem edital para programa de inovação rural

Ao todo são 110 vagas no estado de São Paulo para a iniciativa que visa promover a pesquisa e o desenvolvimento

SENAR-SP oferece cursos para produtores que querem empreender no campo

SENAR-SP oferece cursos para produtores que querem empreender no campo

Instrutor afirma que programas de ensino capacitam produtores para aproveitarem oportunidades