Covid-19: tudo o que você precisa saber sobre a transmissão do vírus

Preparamos um guia sobre contaminação, sintomas e prevenção à Covid-19 para você trabalhar com segurança na propriedade rural

Covid-19: tudo o que você precisa saber sobre a transmissão do vírus

Desde o último sábado (6), o estado de São Paulo retornou para a fase vermelha da quarentena devido ao aumento expressivo de mortes e contaminações pelo novo coronavírus. Desta forma, até o próximo dia 19 de março devem funcionar apenas atividades essenciais como é o agronegócio. Para você seguir seu trabalho na propriedade rural com todos os cuidados, preparamos um guia sobre transmissão, sintomas e prevenção à Covid-19! Confira:

Como acontece a infecção

A transmissão ocorre de pessoa para pessoa por meio de secreções contaminadas, como saliva, espirro, tosse e catarro. Contatos físicos como o aperto de mão podem infectar. O toque em objetos e superfícies contaminadas seguido de contato com a boca, olhos e nariz também propagam a doença.

Conheça os sintomas

Os principais sintomas de quem está contaminado pelo vírus são febre, tosse e falta de ar, mas também podem ser nariz entupido ou escorrendo, dor de garganta, cansaço e dores no corpo. Caso você tenha algum destes sintomas, procure atendimento médico para fazer o teste que comprova a contaminação.

É preciso destacar que os sintomas podem aparecer de 1 a 14 dias após a infecção. O mais comum é que surjam por volta de cinco dias.

Quando acontece a exposição a uma pessoa que você soube que foi contaminada, você pode se infectar sem manifestar qualquer sintoma. Nessa situação também é preciso procurar por atendimento médico para confirmar a infecção com testes.

Como se prevenir do vírus

Para evitar que o vírus chegue a você, seus familiares e colaboradores, sempre que possível lave as mãos com água e sabão, limpe o celular e objetos pessoais com frequência, mantenha os ambientes bem ventilados, higienize as mãos com álcool em gel 70% (se não puder limpar com água e sabão), não compartilhe talheres, copos, garrafas e pratos com ninguém. Mantenha dois metros de distância entre as pessoas, não toque olhos, nariz e boca e evite beijos, abraços e apertos de mãos.

Utilize máscara cirúrgica descartável ou de tecido no rosto quando for preciso interagir com qualquer pessoa.

IMPORTANTE: atenção aos grupos de risco!

Pessoas que possuem mais de 60 anos, problemas no coração, pulmões e rins, doenças crônicas como pressão alta, diabetes e asma são mais afetados pelo coronavírus. Por isso, devem evitar aglomerações.

Clique aqui para baixar a cartilha do SENAR-SP para mais dicas de prevenção ao coronavírus.

Notícias Relacionadas:

SENAR-SP oferece curso de florestamento para proteção de APP

SENAR-SP oferece curso de florestamento para proteção de APP

Curso destaca importância ecológica, socioeconômica e legal da proteção das APPs, além dos benefícios à produção agrícola

FAESP comenta alta nos custos da produção de leite

Coordenador da Comissão de Bovinocultura de Leite da entidade, Wander Bastos deu entrevista exclusiva ao Mercado & Companhia

São Paulo deve receber 50 milímetros de chuva no próximo fim de semana

Chuvas voltam a SP a partir do meio da semana

Frente fria trará precipitações pelo oeste e sul do estado de São Paulo