Governo de SP reduz ICMS sobre carne e leite pasteurizado; FAESP celebra conquista
Diminuição de imposto garantirá atividades e alivia pressão sobre preços de alimentos de primeira necessidade
O governo de São Paulo decidiu reduzir o ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviço) do leite pasteurizado, em todas as operações, e para carnes vendidas por pequenos varejistas e açougues enquadrados no Simples Nacional. O benefício chega após 6 meses de articulações da FAESP (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo) junto dos sindicatos, cooperativas e, principalmente, dos produtores rurais.
Para o leite pasteurizado, que estava com alíquota de 4,14%, acontecerá isenção do imposto estadual. Enquanto isso, para as carnes, a alíquota base volta a 7%. Dessa forma, o cancelamento dos aumentos do ICMS deve garantir as atividades do setor e diminuir a pressão sobre os preços dos alimentos. Vale lembrar que leite pasteurizado e carne integram a lista de alimentos de primeira necessidade e pesam no orçamento de famílias de baixa renda.
No Mercado & Companhia, Tirso Meirelles, vice-presidente da FAESP, analisa o impacto da redução do ICMS para o agro paulista. Veja:
Notícias Relacionadas:
SENAR-SP oferece curso de florestamento para proteção de APP
Curso destaca importância ecológica, socioeconômica e legal da proteção das APPs, além dos benefícios à produção agrícola
FAESP comenta alta nos custos da produção de leite
Coordenador da Comissão de Bovinocultura de Leite da entidade, Wander Bastos deu entrevista exclusiva ao Mercado & Companhia
Chuvas voltam a SP a partir do meio da semana
Frente fria trará precipitações pelo oeste e sul do estado de São Paulo