Ministério da Agricultura promove semana do produto orgânico

A campanha deste ano quer conscientizar produtores e processadores para a importância de fornecer produtos verdadeiramente orgânicos

Foto: PixaBay

A próxima semana deve ser marcada por uma série de ações em prol do consumo de produtos orgânicos. É que no dia 26 de maio começa a 15 ª edição da campanha nacional “Produto Orgânico – melhor para a vida”, ação promovida pelo Ministério da Agricultura e realizada anualmente na última semana de maio.

A campanha deste ano leva o nome “Qualidade e saúde: do plantio ao prato” e vai reunir uma sequência de ações nas redes sociais e em eventos presenciais, que vão estimular o pensamento sobre os cuidados, direitos e obrigações que os produtores, consumidores, processadores e comerciantes devem ter para garantir que, ao comprar ou consumir produtos orgânicos em feiras, lojas, hotéis e restaurantes as pessoas estejam, de fato, levando e consumindo produtos verdadeiramente orgânicos.

A mobilização deste ano também visa promover o produto orgânico e a conscientização dos consumidores sobre os princípios agroecológicos, assim como  estimular gestores municipais e estaduais a ampliarem a compra de alimentos da agricultura familiar e orgânicos para a merenda escolar, por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Realizada desde 2005 em todas as regiões do país, a campanha é marcada por diversas atividades, como feiras, seminários, exposições, degustação de produtos, panfletagem, rodas de conversa, trocas de sementes, eventos culturais, educativos e visitas de campo sobre qualidade de vida, sustentabilidade e agrobiodiversidade.

Veja também:

Produção de orgânicos reúne mais de 18 mil propriedades certificadas no Brasil
Saiba como migrar a sua lavoura para a produção orgânica

Notícias Relacionadas:

Turismo rural

Família Nação Agro traz novos debates sobre turismo rural e doma racional

Nesta semana, iniciativa do Sistema FAESP/SENAR-SP esteve nos municípios de Itobi e Nuporanga

Produtores buscam capacitação para diversificar turismo rural em Ubatuba

Em Dia de Campo Seguro, agricultores revelaram interesse em cursos de profissionalização em artesanato e gastronomia

Vacinação de bovinos e bubalinos contra febre aftosa

Campanha de vacinação contra febre aftosa começa em 1º de novembro

Devem ser vacinados bovinos e bubalinos com idades entre 0 e 24 meses