Pesquisadores testam drones para agricultura e pecuária. Saiba mais.

Na pecuária, utilização de drones pode ajudar na imunização de gado contra carrapatos

drone-carrapato

Drones estão sendo testados na aplicação de fungos para o controle dos carrapatos do carrapato-estrela e carrapato-do-boi. O estudo tem sido coordenado pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio do Instituto Biológico (IB-APTA) e do Instituto Agronômico (IAC-APTA).

A estratégia dos pesquisadores do IB-APTA é utilizar uma cepa de fungo selecionado pelo Instituto, chamada IBCB 425, eficiente contra carrapatos em grandes áreas como gramados, parques públicos e fazendas. “Estamos padronizando a aplicação em áreas de parques e fazendas utilizando drones, cedidos pelo CEO, Nei Brasil, da empresa VOA, o que facilitaria muito o trabalho dos gestores públicos, no caso da febre maculosa, e dos produtores rurais, no caso do carrapato-do-boi”, diz Marcia Mendes, pesquisadora do IB.

O experimento com aplicação da cepa do IB no pasto está na fase final e tem mostrado eficiência no controle do carrapato dos bovinos

Enquanto isso, o IAC-APTA avança experimentando drones para fazer a aplicação do produto, com testes de padronização realizados no Centro de Engenharia e Automação do Instituto Agronômico (IAC-APTA), em Jundiaí, com o pesquisador Hamilton Humberto Ramos.

Segundo o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan Net), o carrapato-estrela é um grande problema, por ser causador da febre maculosa, que contaminou 823 pessoas no estado de São Paulo de 2007 a 2019. O carrapato-do-boi, por sua vez, gera enormes prejuízos estimados em mais de um bilhão de dólares ao ano no Brasil.

Porém, com o uso do inimigo natural para o controle dos carrapatos traz grandes benefícios, surge uma solução que não exige produtos químicos, evitando intoxicação nos rebanhos, e que traz vantagens para a sustentabilidade ambiental.

Notícias Relacionadas:

SENAR-SP oferece curso de florestamento para proteção de APP

SENAR-SP oferece curso de florestamento para proteção de APP

Curso destaca importância ecológica, socioeconômica e legal da proteção das APPs, além dos benefícios à produção agrícola

FAESP comenta alta nos custos da produção de leite

Coordenador da Comissão de Bovinocultura de Leite da entidade, Wander Bastos deu entrevista exclusiva ao Mercado & Companhia

São Paulo deve receber 50 milímetros de chuva no próximo fim de semana

Chuvas voltam a SP a partir do meio da semana

Frente fria trará precipitações pelo oeste e sul do estado de São Paulo