Confira 4 passos para iniciar uma horta orgânica

O cultivo no quintal ou propriedade rural tem funcionado como válvula de escape para passar o tempo na quarentena e até conseguir renda extra

Confira 4 passos para iniciar uma horta orgânica

Nestes tempos de pandemia, atividades de jardinagem têm sido uma válvula de escape para as pessoas que estão passando mais tempo em casa, seguindo as medidas de quarentena. Porém, como contamos ontem (15), no Dia Nacional da Conservação do Solo, cerca de um terço das terras do planeta se encontram em estado de degradação. Clicando você vê como restaurar o solo.

Já hoje, vamos trazer aqui um guia rápido com dicas simples e fáceis para você aproveitar a terra de seu quintal ou propriedade rural para cultivar uma horta orgânica! Confira logo abaixo:

Encontre o local ideal

Para a maioria das hortaliças, é essencial passar aproximadamente 6 horas diárias sob a luz do sol direta. Isso porque, diferente das plantas, os vegetais precisam de luminosidade e calor para poder se desenvolver.

Planeje o que plantar

Antes de colocar as sementes ou mudas na terra, calcule o espaço que a hortaliça necessita para crescer e se isso te permitirá fazer outros cultivos. Vale a pena pesquisar entre as espécies condimentares, folhosas, tuberosas e de frutos para montar sua horta de acordo com a área disponível. Clique aqui para ver nossas dicas para plantar no inverno!

Tratamento do solo

Para sua horta vingar e render frutos, você vai precisar adubar o solo. Como exemplos, utilize borras de café ou cascas de ovos, que você tem em casa, para fertilizar a terra. Além disso, preparamos um post especial sobre adubo orgânico para facilitar a sua plantação (clique para ver)!

Manutenção diária

Como você pôde perceber, não basta apenas plantar e esperar pelo resultado. O segredo de uma horta de sucesso é o cuidado diário. Por isso, é necessário evitar que visitantes indesejados “colham” os frutos antes de você. Aqui vão 2 dicas de inseticidas caseiros eficazes no controle de pragas:

Alho: bata 10 dentes de alho em meio litro de água, permitindo que essa mistura descanse por 24h e depois a dilua em outros 3 litros de água. O cheiro forte dessa receita irá afastar pulgões e cochonilhas se você pulverizar diretamente nas folhas.

Pimenta: bata de 8 a 10 pimentas em meio litro de água, deixando a mistura descansar 12h. Após isso, filtre esse líquido e dilua o restante em mais 250ml de água. Aí é só pulverizar nas folhas no período noturno.

Seguindo esses passos, sua horta tem tudo para ser produtiva! E é claro que nos próximos dias traremos mais dicas sobre o cultivo em casa! Para saber das novidades, siga nossa página no Instagram!

Notícias Relacionadas:

Seguro rural: governo paulista não libera sua participação e preocupa produtores

Seguro rural: governo paulista não libera sua participação e preocupa produtores

Falta de repasse de recursos do governo de São Paulo e início do inverno ameaçam fruticultura em Indaiatuba

Técnica Rural: 3 coisas que você precisa aprender sobre organização comunitária

Técnica Rural: 3 coisas que você precisa aprender sobre organização comunitária

Assista a uma vídeo-aula exclusiva ministrada pelo SENAR-SP

Conheça 3 formas de manter pastagens disponíveis no inverno

Conheça 3 formas de manter pastagens no inverno

Instrutor do SENAR-SP mostra como é possível alimentar a boiada na estação mais fria do ano