5 dicas para aumentar a qualidade do leite na fazenda

Cuidado na ordenha, saúde das vacas, transporte e armazenamento são algumas boas práticas para atingir níveis de excelência

5 dicas para aumentar a qualidade do leite na fazenda

Alimento essencial para o dia a dia do consumidor, o leite é um produto cada vez mais valorizado pelo mercado, por conta de suas diversas formas de utilização. Devido a demanda sempre alta, a produção do líquido pode resultar em uma importante fonte de renda nas fazendas. Mas, para isso, os pecuaristas devem atentar para a qualidade do leite.

Cuidado minucioso em processos de ordenha, da saúde das vacas, transporte e armazenamento são algumas das boas práticas para que sua produção apresente o nível de excelência requisitado por mercado que se torna mais exigente a cada dia. Abaixo, listamos 5 passos simples que você precisa seguir para aumentar a qualidade do leite em sua propriedade.

Confira:

1 – Saúde animal

O rebanho deve estar livre de zoonoses como tuberculose e brucelose e com baixa Contagem de Células Somáticas (CCS) no leite. Para isso, é importante que a vacinação esteja em dia, bem como é necessário a orientação e acompanhamento de um profissional veterinário.

2 – Nutrição

O manejo nutricional adequado tem impacto na constituição do leite, pois, maximiza o potencial genético dos animais. Além disso, uma dieta equilibrada ajuda a produção de leite a alcançar os padrões nutricionais recomendados e a prevenir doenças como a mastite.

3 – Higiene

O controle higiênico precisa ser realizado durante todo o processo de ordenha, desde a extração até a conservação do leite na propriedade. Cuidados como o uso de luvas e a realização de pré-dipping são imprescindíveis para resguardar o leite e o animal de contaminações.

4 – Infraestrutura

O espaço adequado pode ser uma garantia ao bem-estar animal, enquanto a manutenção correta dos equipamentos assegura a realização dos processos da forma correta. Por exemplo, uma ordenhadeira sem a manutenção pode lesionar as vacas, provocando seu sofrimento e queda na produção.

5 – Resfriamento

Para inibir o crescimento bacteriano, é importante ser feito o resfriamento do leite ainda na fazenda, logo depois da ordenha.

Para mais dicas para melhorar a produção e qualidade do leite, acompanhe nossas caravanas e siga nossa página no Instagram!

Notícias Relacionadas:

Grãos de café marrons vistos de cima

Café: conheça o melhor e o pior tipo de fermentação

Dúvida foi esclarecida por instrutor do SENAR-SP com exclusividade ao quadro Pergunta do Produtor

São Paulo: chuvas devem voltar no final da semana

Semana terá chuva intensa espalhada por São Paulo

De acordo com o Cemaden, passagem de frente fria trará precipitações para o estado paulista

copo de leite de búfala

Preço do leite na Alta Noroeste registra queda de R$ 0,23 por litro

Margens apertadas preocupam produtores de leite